25 C
Manaus, BR
4 de junho de 2020
Política

Deputada vai à Câmara usando máscara com a frase de Bolsonaro: ‘E daí?’

A deputada Bia Kicis (PSL-DF) apareceu nesta quarta-feira, 20, no plenário da Câmara, usando máscara de proteção com a inscrição “E daí?”. A pergunta virou o símbolo do descaso quando, no dia 28 de abril, o presidente Jair Bolsonaro afirmou não ter o que fazer em relação ao recorde de mortes na pandemia do novo coronavírus.

“E daí´? Lamento. Quer que eu faça o quê? Eu sou Messias, mas não faço milagre”, disse Bolsonaro há cerca de 20 dias ao ser questionado, na ocasião, sobre o fato de o Brasil ter ultrapassado a China no número de mortes. Depois dessa frase, Bolsonaro foi bombardeado nas redes sociais e ensaiou uma mudança de tom sobre a doença, apesar de defender o afrouxamento do isolamento social.

Vestida com a máscara, Bia Kicis elogiou no plenário da Câmara a mudança no protocolo a respeito do uso da cloroquina. Na quarta-feira, por determinação do presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Saúde passou a recomendar o medicamento também para casos leves de covid-19, embora não haja evidência científica sobre a eficácia do tratamento.

“Eu quero aqui louvar o novo protocolo do Ministério da Saúde, agora que libera para os atendimentos do SUS, no início do tratamento, a hidroxicloroquina junto com outros medicamentos que têm se mostrado eficientes no combate ao coronavírus, desde que usados no momento adequado”, afirmou Bia.

Após receber críticas nas redes, a deputada disse ao Estadão/Broadcast que a máscara com o questionamento “E daí?” foi um presente de um apoiador, após ela ter feito um vídeo usando o questionamento para denunciar “irregularidades” cometidas por governos estaduais durante a pandemia. “E daí que o governo de Santa Catarina comprou por 33 milhões aparelhos respiradores e não recebeu nenhum deles?” é uma das frases do vídeo.

“Isso é um texto de um anônimo que eu resolvi transformar em um vídeo. Então, eu li o texto. Esse vídeo viralizou. Um seguidor meu, que trabalha com brindes, fez a máscara e camisetas e levou para mim na manifestação (de apoio ao presidente)”, contou Bia. “Essa máscara está, inclusive, com a foto do vídeo porque se refere a esse texto que eu gravei”.

Publicações Relacionadas

Governador apresenta dados atualizados sobre monitoramento de queimadas no AM

Conceição Melquiades

Bolsonaro participa de Reunião do Conselho de Governo

Redação

Brasil está entre os piores países do mundo para o trabalhador, aponta debate

Fernanda Lopes

Deixe um comentário

WhatsApp chat