Foto: divulgação/Assessoria

A deputada estadual Joana Darc (União) virou piada na última terça-feira (11) após um vídeo em que ela aparece no roteiro do cruzeiro que o cantor Wesley Wesley Safadão no arquipélago das Bahamas, no Caribe, viralizar nas redes sociais. Além do vídeo ter um cunho desrespeitoso, a parlamentar também foi criticada por faltar a uma sessão da Assembleia Legislativa (Aleam), especialmente com a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, projeto esse que estabelece as metas e prioridades para o orçamento do estado.

Com o intuito de justificar as suas faltas, a deputada publicou em seu instagram um memorando que não tem recebimento de protocolo registrado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O documento solicita que a Casa desconte de seu salário três faltas por ela ter ido curtir o cruzeiro do cantor de forró. A informação tem viralizado nas redes sociais.

No entanto, internautas e outras personalidades envolvidas no meio político denunciaram que o documento teria sido protocolado recentemente, com data retroativa, juntado ao sistema na data de quarta-feira (12), provavelmente, mas com a data passada, de 06 de julho. Porém, o memorando publicado pela deputada não apresenta número de protocolo, o que não é habitual, ainda mais que todos os documentos tramitados na Casa Legislativa possuem esse registro e constam no Aleam Digital, uma plataforma interna utilizada para a tramitação dos documentos.

“Já são 6 anos sem férias, portanto, comunicamos a todos que estamos viajando. Ainda na semana passada, SOLICITEI OS DESCONTOS NO MEU SALÁRIO pois precisei faltar o trabalho três dias e não dava para remarcar essa passagem. Explico isso para que todos saibam diretamente de mim e não de notícias que pegam recortes da minha vida pessoal e tentam me prejudicar. O engraçado de tudo isso é que tem político que vive turistando o ano todo, mas ninguém fala nada, não cobra, nem critica. Mas como vcs já sabem, comigo será diferente. Prometo retribuir esses 7 dias de férias, trabalhando além do que eu já me dedico em todos esses anos. Sei que muita gente acha que tenho o super poder de resolver todos problemas do mundo, até eu mesma acho isso muitas vezes, mas é preciso um descanso para voltar ainda melhor.”, disse Joana na publicação na rede social.

Entramos em contato com a assessoria da deputada Joana Darc, mas, até o presente momento, ainda não obtivemos quaisquer respostas. Em contrapartida, a parlamentar publicou um “esclarecimento” em seu Instagram alegando que o caso não passa de uma fake news e que, em toda sua vida pública e política, nunca forjou quaisquer documentos.

“Fake News É CRIME. As pessoas tem todo direito de me criticar, mas CRIAR NOTÍCIA falsa com objetivo de enganar as pessoas NÃO, por isso, agirei em busca da verdade. Antes de viajar, deixei tudo organizado, inclusive as emendas feitas à LDO e comuniquei solicitando o desconto de faltas. Não é obrigatório que eu peça os descontos, pois quando o deputado falta, se ele não justificar, é falta e ponto. Não tenho na minha vida pessoal e pública nenhuma ocorrência de forjar documentos, nem precisaria fazer isso pois como já disse antes, não é obrigatório formalizar nada para que minhas faltas sejam descontadas. É claro e perceptível que esses ataques são seletivos, financiados e quem financia fake news é tão criminoso quanto quem posta. Também interpelarei judicialmente todos aqueles que criam suposições ou que fazem postagem sem mencionar diretamente meu nome. Esse é um recurso jurídico cabível nesses casos. Não tenho nada a esconder de ninguém, sempre sou o máximo transparente aqui nas redes sociais com vocês”, declarou.

Complementou ainda: “Quando decidi tirar férias e antecipar, eu sabia que sofreria esses ataques, porque ‘bater na Joana’ dá engajamento, ainda mais se for fake news. Se alguém se sentiu ofendido por isso, peço desculpas. Sou política, mas sou humana e na vida pública, é como na nossa vida pessoal, estamos em constante aprendizado. Vou recompensar esses 3 dias de ausência, trabalhando nos fins de semana, até porque já faço isso desde sempre. Tenham absoluta certeza que apesar de toda essa devassa que estão fazendo, 3 dias não diminuem nosso mandato. Conforme relatório da ALEAM, sou a deputada com mais produção legislativa, PLS apresentados e Leis aprovadas dos últimos 4 anos. Não quero ser melhor que ninguém, mas sempre tento ser produtiva no meu trabalho, seja de servidora pública concursada, advogada, deputada e futuramente médica veterinária. É o último pronunciamento sobre isso pois prometi que nesse recesso eu iria estar mais presente com minha família, que nesses anos todos sente muito minha ausência. Reitero: peço perdão e se desagradei ou errei, foi tentando acertar”.

Sobre o vídeo

O vídeo em questão mostra a deputada estadual Joana Darc em um cruzeiro que o cantor Welesley Safadão faz nas Bahamas, no Caribe. O episódio que viralizou nas redes sociais aconteceu durante show do humorista Tirulipa, em Nassau, no qual a mesma aparece no evento procurando uma pessoa chamada “Aldenor”, que seria seu marido.

O artista pergunta o nome da deputada e ela responde, sem se apresentar como parlamentar. Mas se mostra irritada por não ter sido reconhecida por Tirulipa. “Por*a, caralho, tu me conhece: Joana Darc, lá do Amazonas”.

Depois disso, o público interage com o momento, sugerindo que o humorista teria tido um caso com ela. No final do vídeo, Tirulipa mostra que lembra quem ela é e a chama de “Joana da Capivara”.

Confira: