O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) intimou a deputada estadual Joana Darc (UB) para prestar esclarecimentos acerca de suspeitas de irregularidades na destinação de mais de R$ 3,5 milhões em emendas parlamentares ao time Amazonas Futebol Clube. A emenda foi destinada no dia 15 de maio deste ano, momento em que o time disputava a Série C do Campeonato BrasileiroO Tribunal publicou no Diário Oficial Eletrônico (DOE) uma notificação, na qual a parlamentar tem 15 dias para apresentar documentos de defesa.
A notificação ocorreu após uma Representação feita pela jornalista Cynthia da Silva Pinheiro, que levantou dúvidas sobre a legalidade das emendas e possíveis consequências financeiras para a parlamentar.
Segundo o relatório apresentado por Cynthia, há indícios de possíveis irregularidades na destinação das emendas parlamentares ao Amazonas Futebol Clube. A jornalista questiona se essa emenda foi utilizada de forma adequada e de acordo com as leis vigentes. Caso sejam comprovadas as irregularidades, a deputada Joana Darc poderá receber sanções financeiras e enfrentar outras consequências legais.
Um dia depois da data em que saiu a notificação, o Onça Pintada foi homenageado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), pela conquista do título inédito de campeão da série C do Campeonato Brasileiro 2023 e, ainda, pelo acesso à série B do Brasileirão 2024. A propositura foi da deputada Joana Darc (UB), subscrita pelos deputados Rozenha (PMB) e João Luiz (Republicanos).
“O Amazonas FC nasceu com o povo, surgiu da zona leste de Manaus, e abracei desde o início da trajetória do time até hoje, enquanto campeão, pois sempre acreditei que um dia isso se tornaria realidade. A vitória desse time representa o renascimento do futebol amazonense, e isso é histórico, digno de reconhecimento e comemoração”, disparou a deputada durante a homenagem.
Entramos em contato com a assessoria da parlamentar em busca de mais esclarecimentos, mas, até o presente momento, não obtivemos respostas.