O prefeito de Manaus David Almeida (Avante), reuniu a bancada do Avante em Manaus na noite desta quinta-feira (2), e declarou apoio oficial à reeleição do governador Wilson Lima (UB). Diante de deputados, entre eles o presidente da Aleam, Roberto Cidade, de vereadores, entre eles o presidente da CMM David Reis, de prefeitos e pré-candidatos, o prefeito confirmou o que a parceria dos dois já vinha mostrando nas ruas.
“Diante da sua manifestação na reunião dos prefeitos, onde externou apoio a nossa possível reeleicão. A nossa militância vai lhe apoiar. Estou aqui declarando apoio total e irrestrito”, disse Almeida, diante de apoiadores, com direito à bateria da verde e rosa.
Wilson Lima disse que recebe o apoio com confiança. “Tenho disposição para trabalhar. O maior desafio da minha vida é deixar para trás quem não conseguiu resolver os problemas do Amazonas”, destacou Wilson durante discurso onde lembrou ações na área de saúde, auxílio financeiro para os mais humildes e restaurantes populares no interior.
Wilson não anunciou o nome do vice, mas deixou claro que abriu a chapa para David Almeida e o Avante. “Toda a composição que eu tô fazendo, de vice, vai passar pelo sr. (David). Vai passar pelo Avante. Tamo junto e ninguém aparta”, disse Wilson, lembrando que ele e David são jovens. “Não podemos deixar que o passado volte.”
Portas abertas
A filha do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), a estudante de medicina Fernanda Aryel, reforçou ontem (2), no encontro estadual do partido Avante, que não irá, no momento, se candidatar a nenhum cargo político. Presidente nacional jovem do Avante, ela estava cotada para concorrer a deputada federal nas eleições de outubro deste ano.
“Há tempo para tudo. Acredito fielmente nos propósitos de Deus em minha vida. Aos 27 anos, decido que não, ainda não é minha hora. Se um dia seguir carreira política, será como Dra. Obrigada a todos que já tinham declarado apoio a mim, e, principalmente ao meu pai e marido por entenderem e estarem sempre ao meu lado. Conhecimento e minha formação são coisas que nunca poderão tirar de mim, e é o que priorizo hoje, eu aprendi isso com esse homem, o Prefeito David Almeida.” Discursou Fernanda.
A decisão de Aryel deve aliviar a situação de, pelo menos, cinco políticos do Avante que já cogitavam a retirada dos seus nomes da disputa por uma das oito vagas de deputado federal que o Amazonas possui. Seriam eles: os vereadores Lissandro Breval, Marcel Alexandre e Marcelo Serafim, além do ex-vice prefeito da cidade, Hissa Abrahão e o ex-deputado estadual Chico Preto.
Na semana passada, interlocutores do Avante revelaram que os cinco pré-candidatos estavam desmotivados a participarem do pleito por não serem tão competitivos quanto a filha do prefeito. Eles estariam preocupados em, ao invés de duas, terem que brigar por apenas uma vaga que o partido pretende conquistar na bancada da Câmara.
Fernanda Aryel deve ser substituída pela ex-secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, na chapa com nomes que concorrerão à Câmara Federal assim anunciado na noite desta quinta-feira (2).