Foto: Divulgação

Em entrevista à CNN Brasil, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), afirmou que está à disposição para que a cidade seja sedie da COP30 em 2025, após o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dizer que pretende conversar com organizadores para que a edição seja feita na Amazônia, durante a Conferência do Clima, no Egito.

Caso o Brasil convença os organizadores da COP, Amazonas e Pará entram na disputa na escolha de qual estado sediará o evento internacional. 

Vale lembrar que David apoiou o presidente derrotado Jair Bolsonaro (PL), nas eleições deste ano, assim como o governador eleito do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil).

Enquanto isso, o governador paraense Helder Barbalho (MDB-PA) está acompanhando Lula juntamente com a comitiva de autoridades brasileiras na Conferência do Clima.

COP30 na Amazônia?

O presidente eleito, Lula disse nesta quarta-feira (16) que pedirá à Organização das Nações Unidas (ONU) para sediar a Conferência do Clima (COP) em 2025, na Amazônia.

Durante o discurso, Lula deixou claro que pretende falar com o secretário-geral da ONU, António Guterres, para que as pessoas que defendem a Amazônia possam conhecer a região.

“Acho muito importante que [a COP em 2025] seja na Amazônia e acho muito importante que as pessoas que defendem a Amazônia e que defendem o clima conheçam de perto o que é aquela região”, disse.