29.5 C
Manaus, BR
7 de maio de 2021
Saúde

David Almeida acompanha início de atendimento de UBS Móvel na comunidade Nações Indígenas

David Almeida acompanha início de atendimento de UBS Móvel na comunidade Nações Indígenas David Almeida acompanha início de atendimento de UBS Móvel na comunidade Nações Indígenas

Foto: Dhyeizo Lemos/Semcom

Buscando levar a Atenção Básica às zonas mais isoladas da capital amazonense e dar continuidade ao compromisso de valorizar e respeitar os povos indígenas durante sua gestão, o prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhou nesta segunda-feira, 3/5,  o início do atendimento da primeira Unidade Básica de Saúde Móvel (UBSM) na comunidade Nações Indígenas, localizada no Tarumã, zona Oeste da cidade.

“Entendemos que o dever da Prefeitura de Manaus é oferecer o serviço básico de saúde para toda a população. Hoje, estamos chegando à comunidade Nações Indígenas para diminuir essa distância e mostrar que nos importamos com o bem da nossa sociedade. Saúde é um direito básico de todo cidadão, e vamos garantir isso. Estamos nas ruas, todos os dias, acompanhando o anseio da população e vendo de perto o que precisamos fazer”, enfatizou Almeida.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a UBSM atenderá mais de 300 famílias que vivem na comunidade. O novo endereço facilitará o acesso dos usuários daquela área, classificada como vazio assistencial, aos serviços de Atenção Básica, inclusive casos suspeitos de Covid-19.

A comunidade Nações Indígenas recebe indígenas de 13 etnias: Miranha, Ticuna, Mura, Kokama, Apurina, Piratapuia, Tucano, Desana, Baré, Kambeba, Mundurucu, Katauichi, Sateré-Mawé.

“Temos uma dívida histórica com os povos indígenas. Já realizamos a inauguração da “Aldeia da Memória Indígena de Manaus” e agora estamos trazendo essa unidade móvel para a comunidade. Nosso compromisso é fazer uma Manaus melhor para todos. Temos a obrigação de buscar melhorias diariamente e a população pode ter certeza de que faremos isso”, garantiu o prefeito.

Manaus Itinerante

A UBS Móvel 1 permanecerá atendendo na sede social do conjunto Viver Melhor, localizada no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte. A UBS Móvel 4 está localizada na rua Prímula, no pátio do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Doutor José Aldemir de Oliveira, no Distrito Industrial II, zona Leste.

Nessas unidades são oferecidas consultas médicas, atendimento em enfermagem, dispensação de medicamentos, entre outros serviços de saúde.

com informações da Semcom*

Publicações Relacionadas

Sejel apoia iniciativa solidária promovida pela associação Mãos Unidas Pelo Autismo

Redacao

FCecon e Fuam participam da Arena Cooperar, neste sábado (6)

Redacao

Em Manaus, zona Leste continua sem nenhum caso de coronavírus

Fabiane Monteiro

Deixe um comentário

WhatsApp chat