Uma prática no TikTok em que entregadores dançam a pedido de clientes tem gerado polêmica nos Estados Unidos. Ela consiste em gravar os prestadores de serviço, em geral da Amazon, por meio de câmeras de vigilância anexadas à campainha, e então postar o vídeo na rede social.
Os usuários do TikTok deixam um recado na porta ou escrevem mensagens no aplicativo de entrega com instruções para a dança. A obsessão dos clientes da Amazon por essa nova onda tem feitos os entregadores se sentirem pressionados a protagonizar o “espetáculo”, pois temem receber uma má avaliação, diz o site Vice , um dos primeiros a noticiar a febre entre os americanos.
Alguns desses trabalhadores estão se tornando celebridades digitais no país, tal o volume de postagens. Há casos de usuários que têm uma verdadeira playlist com vídeos dos motoristas.
Em um desses posts, que até o momento soma 6,4 milhões de visualizações, o próprio perfil da Amazon deixou um comentário brincando com a situação, apesar das críticas: “dançando poppin’ e lockin’ (um estilo de dança relacionado ao breakdance) enquanto o pacote chega”.
‘Conteúdo desumano’
Os motoristas da Amazon não são pagos para dançar e muitos deles se sentem realmente constrangidos.
“Eu só vi esses pedidos no aplicativo. Se eles dissessem isso pessoalmente, eu provavelmente daria uma surra neles”, disse ao Vice um funcionário da empresa que trabalha no estado de Nova York.
A reportagem do site é extremamente crítica. “Assistir a esses vídeos é perturbador, mesmo quando os motoristas parecem estar se divertindo”, diz o portal.
“Transformar seres humanos reais, aqueles que trabalham em condições precárias para ganhar dinheiro suficiente para viver, em conteúdo é desumano”, completa.
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O site também questiona o uso das câmeras. Chamadas de Ring cameras, elas também são vendidas pela Amazon e são alvo de queixas de grupos de direitos humanos. Há um pedido formal na Comissão de Comércio dos EUA para que sejam banidas por reforçar o ambiente de vigilância do Estado, mesmo sendo de uso privado.
Outras publicações americanas também criticaram a nova onda do TikTok .
“A primeira vez que vi um vídeo como esse foi em 2019, quando um cliente da Amazon deixou petiscos de presente na porta de casa, e sua câmera na campainha capturou a dança feliz do motorista enquanto ele coletava a oferta”, escreveu Amanda Hess, crítica do New York Times .
Amarelinha e fuga de cachorros
“Este vídeo e seus muitos imitadores pareciam uma tentativa cínica de viralidade disfarçada como um ato altruísta de bondade, mas ultimamente a tendência tomou um rumo ainda mais sombrio”, diz o texto, que menciona ainda outros pedidos feitos aos entregadores, como pular amarelinha, e situações de risco por quais eles passam, como quando um trabalhador pulou a cerca depressa após deixar o pacote na varanda, enquanto os cachorros da residência tentavam atacá-lo.
As pessoas que pedem para os entregadores dançarem se defendem dizendo que não os obrigam a fazer isso. Tampouco há uma determinação da Amazon para que seus funcionários sigam o que os clientes pedem. Mas, como salienta o jornal britânico Guardian , há uma linha tênue entre solicitar oficialmente que seus funcionários façam algo ou incentivá-los a fazê-lo.
“Os motoristas da Amazon são monitorados por câmeras de inteligência artificial e apps de celular e recebem uma nota por seu comportamento no fim da semana. Se você não se comportar exatamente como a Amazon dita, há risco de receber uma nota baixa e seu ganha-pão pode estar ameaçado”, diz o Guardian .