25.5 C
Manaus, BR
18 de abril de 2021
Bizarro

Eventos de cultura Geek e asiática viram ‘febre’ entre jovens manauaras

destaque-evento

A cultura pop é algo que, há um bom tempo, faz parte da vida de muitas pessoas apreciadoras de filmes, séries e música. Outras vertentes deste meio, porém, têm crescido cada vez mais entre o público jovem manauara. “Criamos nossas redes sociais para a divulgação dos produtos da loja Geek One, neste momento, viu-se que existe um público enorme em Manaus, sedentos por informações, eventos e produtos relacionados a esta cultura”, disse Washington Correa, fundador da loja, e produtora de eventos.

Os intitulados ‘geeks’ (fãs de jogos, tecnologia, heróis, etc), ‘otakus’ (fãs de animes e mangás), ‘kpoppers’ (fãs do K-pop, a música pop sul-coreana), e os ‘cosplayers’ (que se fantasiam de personagens de filmes, jogos, desenhos, etc) são alguns dos públicos que se encontram em eventos como K-Weekend, GeekCon, Nerd Party para compartilhar o amor que sentem pelos seu ídolos.

K-pop

O K-pop é um gênero musical proveniente da Coreia do Sul, que se tornou uma mania entre adolescentes, e até jovens adultos. A marca registrada desse estilo musical são grupos que investem muito em vídeos musicais cheios de coreografias e cores.

O grupo BTS é um dos maiores nomes do K-pop, atualmente.

Yuri Castro, 23, além de kpopper é fundador da Y0UTH INC, e organizador da K-Weekend, evento para fãs de K-pop em Manaus. Surgido em dezembro de 2018, o evento ocorre sempre em um final de semana. O primeiro dia é voltado para os boygroups, grupos formados só por meninos, e no outro, as girlgroups, só de meninas. Ele garante ser um verdadeiro sucesso.

Yuri Castro
Yuri Castro, fundador da Y0UTH INC. Foto: arquivo pessoal

Na K-Weekend é possível participar de competições de dança, covers, exibições de vídeos musicais e vendas de produtos relacionados. “Sou fã de k-pop desde 2011, dei um tempo, mas voltei em 2016. Não sei se consigo largar tão facilmente, ainda mais agora que se tornou meu ganha pão”, contou Yuri.

Foto: Assessoria Y0UTH INCFoto: Assessoria Y0UTH INCFoto: Assessoria Y0UTH INCFoto: Assessoria Y0UTH INCFoto: Assessoria Y0UTH INC

Gabrielle Viana, 19, é estudante de jornalismo, e acompanha alguns desses grupos há sete anos. “Eles (os cantores) trabalham três vezes mais que os artistas ocidentais, para tentar ter sucesso. O debut (como chamam a estréia de um artista) não é garantia de que vão conseguir sucesso, diferente de um ocidental que lança e consegue ter visibilidade com mais facilidade, os grupos coreanos batalham muito mais que o normal.” relatou, Gabrielle.

À direita, Gabrielle Viana, em um evento de cultura geek. Foto: arquivo pessoal

GeekCon

O empreendedor e fundador da Geek One, Washington Correa, organiza desde 2018, a GeekCon e outros eventos voltados à cultura pop em geral. A história de Washington com o mundo nerd começou ainda na infância, por influência de um tio, que possuia diversos HQs de super-heróis. Desde então ele se tornou um fã voraz, e daí surgiu a Geek One. As convenções organizadas por ele são completamente gratuitas, e acontecem sempre no dia da pré-estreia de algum filme muito aguardado de heróis, com concursos de cosplay, discussões e sorteios com brindes.

Na canto direito, Washington Correa com participantes na GeekCon. Fotos: arquivo pessoal/divulgação

Cosplay

O Costume Play, mais conhecido como Cosplay, é o ato de se caracterizar como algum personagem de filmes de heróis, animes ou jogos, seja por diversão, ou por competições, que normalmente valem prêmios. Conversamos com Catharine Senna, 23, estudante de jornalismo, e cosplayer há nove anos. “Já fiz mais de 60 cosplays, de variados personagens. Eu comecei no cosplay por conta de um amigo, que fez o cosplay de Jason (Sexta-Feira 13) e eu achei aquilo muito legal e senti vontade de fazer também.”, relatou Catharine. Ela contou que participou de poucas competições, e nunca chegou a ganhar algo, mas assegura ser um hobby divertido, e que fez vários amigos neste meio.

Catharine fantasiada como Merida, da animação 'Valente'. Fotos: Arquivo Pessoal

A próxima GeekCon ocorrerá do dia 24 a 28 de abril, na pré estreia de ‘Vingadores: Ultimato’, na praça de alimentação do Manaus Plaza Shopping, já a K-Weekend acontecerá nos dias 23 e 24 de março, das 14 às 20 horas, também no Manaus Plaza Shopping.

Publicações Relacionadas

Fotógrafo manauara vence concurso Foto do Ano

Luciana Silva

Festival de pipas “Manaus para o mundo ver” colorindo o céu

Jeanne Gade

Em 15 anos, 170 mil brasileiros conseguem cidadania europeia

Redacao

Deixe um comentário

WhatsApp chat