29.5 C
Manaus, BR
7 de maio de 2021
Destaques

Cuidado! Golpista usa TudoCelular para roubar matou no WhatsApp | Detetive TudoCelular

Cuidado! Golpista usa TudoCelular para roubar matou no WhatsApp | Detetive TudoCelular

Cuidado! Golpista usa TudoCelular para roubar matou no WhatsApp | Detetive TudoCelular

25 de setembro de 2020 6

O TudoCelular sempre busca levar alertas a você, leitor, sobre questões de cibersegurança e golpes que existem no meio virtual. E agora, descobrimos mais uma armadilha no WhatsApp, que utiliza a imagem deste site para fazer morto.

O Detetive TC entrou em ação para desvendar o golpe e evitar que haja mais pessoas enganadas. Confira a seguir:

O golpe

Sem WhatsApp

Um golpista tem utilizado o logotipo do TudoCelular, além de outros dados como CNPJ e a URL do site, como estratégia para fingir que está vendendo celulares de diversas marcas e atrair as vítimas.

Ele utiliza esses dados corretos misturados com outros enganosos, como o link para o Instagram e o e-mail. Neste último caso, criou um “tudocelularoficial”, mas com domínio no Gmail – este site possui domínio próprio para contato e não de terceiros.

Além disso, insere uma localização no bairro de Belém Estação, na cidade paulista de Francisco Morato, situada nas proximidades de São Paulo (SP).

O número utilizado para o golpe é da operadora Vivo, mas não foi possível saber se a linha consiste em um celular roubado ou se foi registrado no próprio nome do criminoso.

Sem Facebook

Esta coluna também inclui a informação do perfil da pessoa no Facebook que estaria por trás do golpe. Ele se identificaria como “Paz Alonso” e diz ser “atendente” do “Tudo Celular”. A imagem de perfil com o logo deste site foi inserida na última quarta-feira (23) – o que mostra ser um golpe recente.

No “Sobre”, na seção “Trabalho e educação”, diz ser “Chefe” no TudoCelular e colocações uma descrição semelhante à encontrada no perfil do WhatsApp – o que sinaliza para ser uma mesma pessoa.


Uma vítima feita

O TudoCelular conhecimento do caso por meio de uma mulher, a qual perguntava sobre a “loja”. Ela teria sido vítima do golpista ao tentar comprar um celular – achando que este site seria de lume – e entregou R $ 1.000 ao criminoso.

Até o momento, não recebemos informações das pessoas que podem ter sido provocadas do golpe pelo WhatsApp ou pelo Facebook.

O que fazer?

Caso você tenha sido enganado ou sofra alguma tentativa de golpe, a recomendação é ir a uma delegacia e registrar um boletim de ocorrência na polícia imediatamente – assim como foi sugerido à vítima.

Outro ponto é denunciar a conta do golpista nas próprias redes sociais – Facebook e WhatsApp -, a fim de que tomem alguma providência para banir o criminoso das redes – e o impedir de atrair novas pessoas para uma armadilha.

Respostas oficiais

Este espaço entrou em contato com as assessorias do WhatsApp, do Facebook e da Vivo. Assim que houver um posicionamento das representações ao Detetive TC, o texto será atualizado.

Por parte deste site, vale ressaltar que o TudoCelular é um veículo de comunicação . Ou seja, fazemos jornalismo e trabalhamos em levar a informação aos nossos leitores e seguidores.

Não comercializamos diretamente qualquer tipo de produto, mas sim sugerimos ofertas – sempre de lojas conhecidas e anunciadas do público – que orientar uma pessoa a ter a melhor escolha de preço na hora de comprar um novo produto. Isso é feito por meio da ferramenta inserida no nosso site – você pode entender como funciona neste ligação.

Você chegou a ser vítima ou conhece alguém que caiu neste golpe? Relacione-se para a gente no espaço abaixo.

Atualização (25/09/2020, às 17h35)

O WhatsApp se manifestou a esta coluna e disse que não comenta casos específicos como este.

Atualização (25/09/2020, às 18h45)

O WhatsApp ressaltou ao TudoCelular que já está com a denúncia desse número de telefone no sistema do mensageiro.

Consulte Mais informação

Publicações Relacionadas

BBB21: Juliette, Sarah e Rodolffo disputam o paredão da semana

Redacao

Após rumores de romance, Mariana Rios se declara para Luan Santana no aniversário

Redacao

Crueldade: Morador de rua morto a tijoladas na zona Leste

Jeanne Gade

Deixe um comentário

WhatsApp chat