Com o objetivo de introduzir fotos artísticas e protocolos fotográficos no ramo odontológico com o objetivo de encantar os clientes, fotógrafo e dentista Carlos Herton criou o método DentRaw, que vem ensinando dentistas a serem fotógrafos em apenas em um dia desde 2015 com uma metodologia exclusiva desenvolvida a partir de experiências reais no ensino no seu dia a dia. A metodologia é especializada em ensinar dentistas a registrarem seus casos odontológicos com protocolos perfeitos e de forma artística com excelência e precisão.
De acordo com a proposta da iniciativa, as vantagens envolvem o aumento da qualidade das fotos odontológicas e diferenciação no mercado. De acordo com o método DentRAW, os dentistas poderão produzir fotos artísticas e protocolos fotográficos de alta qualidade, o que irão encantar os clientes e aumentar a credibilidade do trabalho oferecido pelos profissionais. Além disso, propõe que os dentistas poderão se destacar no mercado, oferecendo um serviço diferenciado e de alta qualidade, o que irá atrair mais clientes e aumentar a sua lucratividade.
Fotógrafo desde os 18 anos, Carlos Herton atuou por um bom tempo no mercado de eventos sociais em Manaus, até que, após passar em um vestibular para odontologia, percebeu a necessidade que os profissionais tinham em registrar os atendimentos com uma certa qualidade, mantendo uma padronização fotográfica de registrar um caso, por exemplo, hoje e daqui a cinco dias. Atuando atualmente em São Paulo, ele ressalta que está estruturando um novo espaço físico.
“Muitos profissionais ainda têm essa grande dificuldade. Aí vi que isso, para quem era fotógrafo desde os 18 anos e registrando casamentos e 15 anos, era algo fácil de certa forma. Até que comecei a fazer um trabalho em Manaus no qual eu fotografava para os dentistas. Tinham casos específicos que eles me chamavam, aí eu ia lá, levava os equipamentos e tirava as fotos. Hoje, quando um dentista finaliza um caso, tem muito valor agregado e ele precisa ter fotos boas para postar e mostrar seu trabalho. Você pode ser a pessoa mais criativa do mundo e está fotografando um sorriso, isso acaba limitando muito as pessoas a poucas poses e aí resolvemos a brincar com isso… com o direcionamento da luz, com a sombra das fotos, às vezes colocamos um doce na boca, morango ou até mesmo uma rosa e vimos que isso funcionava muito”, declarou.
No momento em que já estava clinicando em Manaus, surgiu um convite para ministrar um curso em uma clínica que atende algumas personalidades de São Paulo. EM novembro, o curso ministrado por Carlos ultrapassará as fronteiras e será ministrado em Barcelona e Madrid, na Espanha. Além disso, também passará pela Colômbia e, no início do ano que vem, estará em Miami, nos Estados Unidos.
“Fui convidado para trabalhar na clínica odontológica, que é uma das maiores de São Paulo, porém, o curso começou a crescer muito e de forma exponencial. Começamos com turmas de quatro alunos, aí esses quatro já viravam 16 e, quando a gente viu, a agenda já estava se fechando muito rápido. Quando percebemos, já ministrávamos uns 10 cursos desse por mês com quatro alunos. Além disso, também escolhemos algumas cidades para a gente ministrar o nosso curso em uma turma maior com até dez alunos. Hoje, graças a Deus, o nosso curso já roda o Brasil inteiro e logo estaremos em outros países. Estou muito feliz com tudo que vem acontecendo e sempre falo para os nossos alunos que tudo isso acontece graças ao resultado que eles apresentam após o curso”, comentou.
Idealizador do método DentRAW, Carlos declarou que criou uma forma de ensinar muito diferenciada, no qual uma pessoa que nunca tocou em uma câmera, após o curso, consegue sair de lá arrebentando. São abordados os princípios básicos da fotografia e como ela pode ser utilizada na clínica diária com o equipamento que um cirurgião-dentista dispõe.
“Um método, para ser de fato um método, precisa ter 100% de eficácia. Para quem fez mestrado, sabe que se eu falo que é um método, mas ele tem 1% de erro, não é mais um método. Então temos que garantir que, de fato, o nosso curso é eficiente. Todos que ensino aprendem igual, eles saem de lá entendendo tudo sobre abertura, ISO e velocidade, pois estamos lidando com dentistas que nunca tocaram em uma câmera profissional e, para eles, tudo é muito desconhecido. Precisamos apresentar para eles de uma forma que se torne fácil e, principalmente, replicável. É por isso que o nosso curso dá muito certo”, disse.
Com a ideia principal de rodar o mundo inteiro com o método exclusivo, ele e sua equipe tem investido pesado em estudos de outras línguas, além de visar investir em outras profissões.
“A odontologia é o nosso carro-chefe, é dela que vem toda a nossa base de alunos. Mas já tivemos alunos que vem comércio de sapatos, por exemplo, e hoje produzem fotos lindas para o seu site ou rede social. Também pensamos em investir em tatuadores, que contam com o valor agregado do seu trabalho muito alto e precisam mostrar aquilo com toda qualidade de uma fotografia profissional. Já tivemos alguns médicos dermatologistas que também fizeram o nosso curso para registrar o seu trabalho. São inúmeras possibilidades”, explicou.