31 C
Manaus, BR
6 de julho de 2020
Empreendedorismo

Cresce o uso do WhatsApp na relação entre cliente e empresa, aponta pesquisa

O WhatsApp está presente em 99% dos smartphones brasileiros e 76% dos usuários se comunicam com empresas por meio do aplicativo. É o que aponta a pesquisa 2020 Panorama Mobile Time/Opinion Box, divulgada no último dia 27.

Segundo o levantamento – que entrevistou 1.987 brasileiros – o aplicativo de mensagens é utilizado “todo dia ou quase todo dia” por 98% dos usuários. É o maior registro da pesquisa em cinco anos.

A pesquisa também aponta menor uso do Facebook, do Instagram e do Telegram, presentes em 78%, 76% e 27% dos smartphones, respectivamente.

“O WhatsApp vem ganhando força a cada ano e tomando posição de principal ferramenta de comunicação entre empresa e cliente. Portanto, é um canal de comunicação indispensável para empreendedores que desejam alavancar seus negócios”, aponta a especialista em marketing digital e social media Hariele Quara.

O que se verifica é que, no geral, o cliente pode não estar presente no Facebook, no Instagram, não abrir frequentemente sua caixa de e-mails, mas mesmo os clientes mais avessos às redes sociais utilizam o WhatsApp, explica a profissional.

Hariele Quara ministrará oficina para empreendedores que desejam profissionalizar o uso do aplicativo nos negócios | Foto: Azur/Divulgação

Profissionalização

A própria plataforma vem se modernizando para atender as demandas do mercado. O WhatsApp Business – versão do aplicativo voltada para negócios – chegou ao Brasil em 2019 e vem lançando novidades, como a possibilidade de criação de catálogos de produtos e serviços, no próprio perfil da empresa, incluída em novembro.

“Mais que uma simples conversa com o cliente, um WhatsApp Business tem funcionalidades que permitem tornar o perfil de uma empresa em uma loja virtual”, explica Hariele Quara.

O cliente busca contato com uma empresa pelo WhatsApp, de acordo com a pesquisa, para tirar dúvidas, pedir informações, receber suporte, cancelar serviços e – o maior interesse do empreendedor – comprar produtos e serviços.

Oficina

Para empreendedores que desejam começar ou ampliar o uso do aplicativo profissionalmente nos negócios, estão abertas as inscrições para a segunda turma da “Oficina de WhatsApp Business para Empreendedores”, que será ministrada no próximo dia 28/03, a partir das 15h, no escritório da Azur Comunicação, na rua Barão de Indaiá, 3 – Flores.

A capacitação será ministrada pela especialista em marketing digital Hariele Quara, que atua em consultoria em social media e também é idealizadora do projeto “Mestre da Revisão”.

“A oficina é totalmente prática. O participante sairá com seu negócio todo configurado no aplicativo e com técnicas para captação e atendimento ao cliente”, adianta.

A inscrição custa R$ 80 e as vagas são limitadas. Informações e inscrições: (92) 98123-4111 ou [email protected]

Publicações Relacionadas

Manaus aparece no ranking de cidades empreendedoras da região Norte e do país

Fernanda Lopes

Empreendedorismo no segmento de estética é destaque em evento, nesta quinta-feira

Fabiane Monteiro

Feira na China terá estande de promoção turística de Manaus

Conceição Melquiades

Deixe um comentário

WhatsApp chat