Conversão

Edson e Lenir de Jesus – São Pastores da Igreja Batista Bíblica de Flores – Uma Igreja de Poder – Manaus – AM.

JOEL 2:12
12 Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.

INTRODUÇÃO – Todos os anos, no início do novo ano, somos levados a fazer uma reflexão profunda de toda nossa vida. Nesta reflexão fazemos um balanço das coisas certas, das erradas, das que fizemos, das que deixamos de fazer e daquelas que definitivamente poderíamos fazer e não fizemos.

Em Deuteronômio 1:2 e 3 lemos que o povo de Israel levou 40 anos para fazer uma viagem que demoraria 11 dias, segundo o Pastor Joed Venturini. Pense bem! Em vez de 11 dias eles levaram 40 anos de caminhada. E o Senhor finalmente lhes diz no verso 6: “Já ficaram tempo demais aqui, tratem de andar…”. Chega de esperar, chega de protelar… saiam do marasmo e tomem posse do que já vos preparei há tanto tempo. E porque é que demoraram tanto?

Levaram 40 anos em vez de 11 dias porque viviam no passado.

Repetidamente reclamavam de Moisés lembrando do que tinham no Egito. E o mais incrível é que no Egito eram escravos… levaram 400 anos chorando para que Deus os libertasse. Uma vez livres, choravam, porque já não tinham as mesmas coisas do Egito. É extraordinária a mente humana. Já tinham esquecido das jornadas de trabalho forçado, das torturas e espancamentos, do verdadeiro genocídio que tinham sofrido. Viviam chorando pelo passado, paralisados pela recordação.

Levaram 40 anos em vez de 11 dias porque não tinham capacidade para crer.

O Senhor lhes dera provas indiscutíveis de seu poder. Mas o povo não acreditava. O povo de Israel nesse período é a maior evidência de que milagres não são a solução do problema humano. Ninguém viu tantas maravilhas e no entanto, não criam no poder do Senhor para lhes dar a vitória na terra prometida. A falta de fé era debilitante a paralisante e não os deixou progredir.

Levaram 40 anos em vez de 11 dias porque esperavam que as coisas aparecessem feitas.

Se ao menos alguém expulsasse os cananeus… se ao menos os gigantes fossem embora… se ao menos a terra estivesse vazia e as casas arrumadas e com comida pronta na mesa… eles então agiriam. Nem sequer queriam se dar ao trabalho de ouvir a Deus diretamente.

Queriam que Moisés fosse ouvir e depois desse o relatório resumido. Não queriam se dar a nenhum trabalho e assim passaram décadas vivendo num deserto.

Por vezes passamos por desertos em nossas vidas. São inevitáveis e são difíceis de atravessar. Mas por vezes acampamos neles e aí ficamos por culpa própria, por incapacidade nossa, por falta de confiança no Senhor para caminhar para fora. Por vezes poderíamos vencer o deserto em 11 dias e ficamos por lá perambulando por 40 anos…
Desertos virão e teremos que atravessá-los. Se vamos levar 11 dias ou 40 anos depende essencialmente de nós. O Senhor nos quer dar a terra prometida. Não acampemos na desolação. Os servos do Senhor herdarão a terra. Entenda de Deus qual a sua parte da herança e vamos possuí-la!

Levaram 40 anos ao invés de 11 dias porque o seu referencial era o Egito e não a terra prometida. A referência da igreja é o Reino de Deus e não o mundo.

Colossenses 3:1 Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
2 Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
3 Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.

O Senhor está nos chamando a uma conversão e esta verdadeira conversão é fruto obrigatório de seis elementos:

PRIMEIRO ELEMENTO – RECONHECIMENTO
Provérbios 28:13 – O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.

SEGUNDO ELEMENTO – ARREPENDIMENTO
Atos 3:19 – Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor,

TERCEIRO ELEMENTO – CONTRIÇÃO
Salmos 51:17 – Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.

QUARTO ELEMENTO – MUDANÇA DE ATITUDE
Colossenses 2: 5 Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.
6 É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência,
7 as quais vocês praticaram no passado, quando costumavam viver nelas.
8 Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar.
9 Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas.

QUINTO ELEMENTO – PRODUZIR FRUTOS
Mateus 3:8 – Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;

SEXTO ELEMENTO – BOAS OBRAS
Efésios 2:10 – Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

CONCLUSÃO – É muito triste, para qualquer pastor, ter que pregar para igreja a conversão. Afinal, estamos falando da igreja de Jesus e não do mundo. Pressupõe-se que a igreja é composta de pessoas que um dia arrependeram-se dos seus pecados e converteram-se ao Senhor Jesus.

Mas notem que o versículo acima, tema deste sermão, não está enfatizando uma simples conversão, se é que isso seja possível. Ele se refere a uma conversão ampla, total e irrestrita; de todo coração e não com parte dele.

Deus quer que sejamos exclusividade dEle e está nos convocando a esta conversão.

Que 2020 seja marcado como o ano da nossa real conversão!

Edson e Lenir de Jesus – São Pastores da IGREJA BATISTA BÍBLICA DE FLORES – Uma Igreja de Poder – Manaus – AM.

Compartilhe este sermão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here