30.9 C
Manaus, BR
19 de outubro de 2020
Destaques Saúde

Consumo de carambola pode trazer benefícios para a saúde

Quem diria que uma fruta, localizada em muitos quintais de manauaras, possa ter propriedades que também ajudam em questões de saúde? Possuindo cor amarela, formato de estrela e sabor meio ácido, a carambola é muito rica em vitamina C e é uma boa fonte de fibras. Uma fruta média e meia da fruta tem 46 calorias. Porém, como também diz o texto do VivaBem, possui contradição quanto ao seu uso.

Uma pesquisa no PubMed (base de dados da literatura médica) expõe que, ao contrário de alimentos como o pêssego, os estudos científicos sobre a carambola são mais retraídos. Uma das explicações para isso pode ser a baixa adesão da fruta à dieta ocidental como todo.

A ação antioxidante da carambola, como também seu estímulo ao organismo para produzir colágeno, pode ajudar na prevenção do envelhecimento da pele. Em 100 gramas da fruta (o que é uma unidade e meia, de tamanho médio) contém 60,9 miligramas do nutriente responsável por isso, a vitamina C.

Ir ao banheiro, pelo menos três vezes por dia, para expelir as fezes é apontado como essencial para uma boa saúde. Para bom funcionamento do sistema digestivo, é necessário o consumo de fibra alimentar, presente na carambola. 100 g de carambola contém 2 g de fibra. A ingestão de fibras também ajuda na sensação de saciedade.

Entretanto, não é qualquer pessoa que pode consumir a carambola. A presença de uma substância na fruta, a caramboxina, traz problemas para quem possui doença renal crônica.

Fonte: VivaBem.

Publicações Relacionadas

David Almeida no segundo turno, vence Amazonino, que tem alta rejeição

Francisco Araujo

Polícia Civil confirma segunda morte associada ao consumo de cerveja

Victoria Cavalcante

Pais processados por terem tido o filho sem seu consentimento

Jeanne Gade

Deixe um comentário

WhatsApp chat