25.5 C
Manaus, BR
26 de novembro de 2020
Destaques Saúde

Consumo de açúcar e de fibras influenciam triglicerídeos

Em algum momento na vida, escutamos a palavra triglicerídeos, que são um tipo de gordura encontrada no sangue. Os triglicerídeos são usados como reserva de energia para o nosso organismo e podem ser um risco quando em um nível elevado, podendo representar problemas para a nossa saúde. Alguns desses problemas podem ser aumento do risco de doenças cardíacas, infarto e acidente vascular cerebral, ainda mais se o nível de colesterol pode estar alterado.

É preciso ter cuidados diários para a prevenção dessa taxa elevada de triglicerídeos no sangue. Três desses cuidados são:

  • 1. Diminuir o consumo de açúcar

Nem tudo que é gostoso é perigoso, mas é necessária atenção para guloseimas como alimentos ricos em açúcar. Refrigerantes, doces, chocolates e comidas industrializadas estão na lista de ‘alerta amarelo’. Recomenda-se que, quando possível, não se acrescente açúcar refinado na alimentação.

  • 2. Aumentar o consumo de fibras

A melhor companhia de alimento para ajudar a combater os altos índices de triglicerídeos são as fibras, que ajudam na diminuição da absorção de gordura e de açúcar no intestino. Elas podem ser achadas em frutas (comer com moderação!), vegetais, frutos secos e cereais.

  • 3. Diminuir a ingestão de carboidratos

Carboidratos como massas (pizza, pães) podem ser transformados em triglicerídeos quando consumidos em excesso.

  • Extra: Pelo menos, fazer 30 minutos de exercícios físicos por dia!

Você pode fazer uma caminhada no parque ou na rua perto de casa. Ou até mesmo correr. Exercícios aeróbicos ajudam a aumentar os níveis do chamado “bom colesterol” (HDL) no organismo, assim ajudando para que o nível de triglicerídeos fique normal. Além disso, a prática faz gasto das calorias.

Fonte: Metrópoles – texto por Redação – 17/11/2020

Publicações Relacionadas

Gestão David e Marcos Rotta vai revisar plano de cargos e carreira do servidor municipal

Redacao

Messi doa 1 milhão a dois hospitais para ajudar contra Covid-19

Redacao

Mãe manauara conta um pouco de sua batalha contra câncer

Luciana Silva

Deixe um comentário

WhatsApp chat