Foto: Francisco Araújo/Amazônia Press

Celebrada anualmente pelo calendário religioso cristão em memória à crucificação e à ressurreição de Jesus Cristo, a Páscoa é a época mais aguardada para os que amam chocolate. Para os consumidores que não abrem mão, há uma infinidade de opções: preto, branco, gourmet, recheado ou com brinde dentro. Porém, com a alta de 40% nos valores, os preços estão mais salgados e podem trazer uma Páscoa menos doce.

Os consumidores tem se impressionado negativamente com os valores e com a qualidade dos produtos oferecidos. Para muitos a compra se tornou inviável. O engenheiro mecatrônico Carlos Maciel informou à redação que o preço dos Ovos de Páscoa está um absurdo e quase se aproxima do valor de uma cesta básica.

“O ovo que diz que é de 500g e quando você pega nem sente a diferença. Comprar ovos de Páscoa está cada vez mais difícil, é um absurdo pagar R$150 em um ovo, quase o valor de uma cesta básica. Um ovo está custando 30% do Valor da cesta básica, algo que uma família de baixa renda não tem condições de arcar”, declarou.

Em entrevista ao portal Amazônia Press, a manauara Andreza Cristina, proprietária da confeitaria Vita Doce, declarou que a procura por ovos artesanais tem aumentado muito em relação ao ano passado. Segundo Andreza, além do aumento da procura por parte dos consumidores, também sentiu o aumento dos insumos usados na fabricação dos doces, em comparação a 2021. Mesmo tendo que reajustar os valores para não ficar no prejuízo, o custo é bem menor que nos supermercados.

Foto: acervo pessoal

“A procura por ovos de páscoa artesanais é grande, fazemos ovos da páscoa de qualidade, bem recheados e com o custo menor do que os convencionais do mercado e a procura aumentou bastante em relação ao ano passado. O preço do trigo, do cacau em pó, ovos, açúcar estão mais elevados do que o ano passado. Por isso, nós procuramos por fornecedores que tenham o preço mais baixo e reajustando os valores de alguns produtos. Tive que reajustar os valores para manter a qualidade, e não ficar no prejuízo”, declarou.

O economista Jefferson Praia pontuou que o aumento nos valores os Ovos de Páscoa acontece, principalmente, pelo impacto da inflação nos preços dos insumos que, consequentemente, alterou o preço dos Ovos nas prateleiras e até mesmo nos artesanais. Ressaltou ainda que a saída para o consumidor é a pesquisa e a criatividade.

“Infelizmente estamos enfrentando uma inflação e isso tem reflexo no orçamento das famílias. Os preços sobem, as famílias compram menos. Para as famílias mais pobres, essa realidade não é de hoje. No entanto, com a volta da Inflação, um maior número de famílias brasileiras veem seus orçamentos serem impactados pelos aumentos de preço dos produtos em geral. No caso dos ovos de Páscoa, os custos de produção na fabricação podem ter aumentado. Além do mais, se o impacto no transporte dos produtos, em decorrência dos aumentos nos preços dos combustíveis. O resultado: aumento do custo de produção e repasse para o consumidor. A saída para o consumidor é pesquisar bastante e usar a criatividade.

Por ser uma data importante para a movimentação do comércio e aquecimento da economia, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM) realizou uma pesquisa para averiguar as expectativas e necessidades dos clientes em relação ao período da Páscoa. De acordo com a pesquisa feita com 315 consumidores do comércio varejista manauara entre e 14 a 28 de março, é possível ver que o valor é um dos principais parâmetros do consumidor para a escolha do que comprar nesse período.

Conforme o levantamento, os principais fatores que influenciam as compras são: o preço (para 36% dos entrevistados) e as promoções/descontos (para 24%). Sobre a preferência do consumidor de onde comprar, a pesquisa mostra que os supermercados superaram os shoppings em primeiro lugar e também há o surgimento do comércio de bairro na lista.

“O comércio de bairro, que antes nem aparecia, já ganha uma expressividade muito grande, acima até do Centro da cidade. Todos esses detalhes aferidos na pesquisa foram encaminhados a todos os empresários que estão na lista de presentes vinculados à esse período de Páscoa, para que possam se organizar e saber exatamente o que oferecer, quais promoções realizar e assim orientar todas as empresas que estariam com os produtos vinculados à Páscoa. Na Páscoa do ano passado estávamos com restrições no comércio e isso tudo dificulta o aspecto de criarmos um sistema de valor para o crescimento das vendas”, disse o presidente da Fecomércio-AM, Aderson Frota.