O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados reúne-se nesta quarta-feira (15) para discutir e votar o parecer do deputado Alexandre Leite (DEM-SP), relator do processo contra o deputado Boca Aberta (Pros-PR).
Em seu parecer, apresentado no final de agosto, Alexandre Leite recomendou a perda do mandato do parlamentar paranaense por conduta incompatível com o decoro. O relator concluiu que Boca Aberta agiu de má-fé, ao buscar provocar a nulidade do processo, manipular a verdade dos fatos, apresentar documentos adulterados e abusar de suas prerrogativas para atingir a honra de colegas, de cidadãos e de servidores públicos.
Boca Aberta responde a processo (representações 2/19 e 3/19) movido pelo Partido Progressista (PP) por uma agressão contra o deputado Hiran Gonçalves (PP-RR) e pela invasão de uma unidade de pronto-atendimento (UPA) na região metropolitana de Londrina (PR).
Em dezembro de 2019, o Conselho de Ética aprovou a pena de suspensão do mandato por seis meses, por dez votos a um, mas Boca Aberta recorreu, alegando que testemunhas não tinham sido ouvidas pelo relator. O recurso foi aceito em março pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Fonte: Câmara dos Deputados. Foto divulgação: amazoniapress