Gosto de Harley-Davidson. Por causa disso, esperei, um tanto ansioso, pelo evento mundial “Mais longe. Mais rápido.”, para ser um dos primeiros a conhecer as novidades da marca para 2022, como eles mesmos ressaltaram.
Sim, já esperava que essas novidades fossem restritas ao mercado local, mas esperava, também, que alguns desses novos modelos pudessem chegar por aqui.
Assistir a meia hora de um filme publicitário me fez lembrar que o ano passado foi rico em novidades, pelo menos para os norte-americanos. O novo motor Revolution Max 1250 , que equipa a Pan America , do segmento Adventure Touring, e a novíssima Sportster S, uma reinterpretação da antiga Sportster, foram algumas dessas novidades.
Mais ao nosso gosto de motocicletas de estilos retrô e vintage, soube, também, que no ano passado a Harley America introduziu o Icons Collection, séries de modelos lembrando ou homenageando antigos ícones da marca.
Gostei, de cara, do primeiro modelo, a Harley-Davidson Electra Glide Revival, e também da Artic Blast Street Glide Special, uma edição especial com apenas 500 unidades produzidas.
Descobri, também, que a Harley-Davidson participa oficialmente, com uma Road Glide Screamin’ Eagle, do campeonato King of the Baggers, no qual vemos as enormes touring, com malas laterais e tudo, fazendo curvas como se fossem esbeltas superesportivas. As imagens são muito bacanas.
Os primeiros dois lançamentos apresentados para 2022 foram a Road Glide ST e Street Glide ST, ambas otimizadas em relação às versões já conhecidas com maior ângulo de inclinação, retirada do banco do garupa e adoção do novo motor Milwaukee-Eight 117 , com filtro especial Heavy Breather, desta vez sem fazer parte da preparação especial CVO .
As grande touring, assim, adquirem uma tocada bem mais esportiva , para quem quer acelerar mais em estradas de cânions, como o próprio fabricante menciona.
As versões especiais com a assinatura CVO continuam, com novos modelos e versões e muito mais preparação e formas de customização, como a pintura extremamente personalizada, feita à mão.
Também novidade para 2022, Harley-Davidson Low Rider , aquela que fui testar na Califórnia na ocasião de seu lançamento, passa por sua primeira evolução, passando a ter duas versões, a S e a ST.
Leia Também
A Low Rider passa a ter, também, o motor de maior cilindrada, o Milwaukee-Eight 117, fica um pouco mais alta, para poder inclinar mais em curvas, e perde a instrumentação sobre o tanque.
Essa foi uma reinvindicação dos usuários, que queriam perder menos tempo olhando para baixo, pois o velocímetro está agora no mesmo campo de visão da estrada.
A nova Harley-Davidson Low Rider ST tem um pouco mais de preparação no motor, pois o fabricante notou uma busca por mais desempenho por parte dos motociclistas do sul da Califórnia que adotaram esse modelo como “sua cara”. A Low Rider ST vem, também, com carenagem frontal fixa exclusiva e malas laterais rígidas, tornando-se uma pequena touring, o que eles chamam de bagger leve.
E no Brasil?
Para nós, brasileiros, a Harley-Davidson a linha 2022 que teremos disponível. Serão os mesmos 11 modelos de 2021 das Harleys “normais”, mais uma versão apenas da linha CVO, motocicletas especiais que não foram oferecidas no ano passado. Nos Estados Unidos, são 29 os modelos oferecidos para aquele mercado.
Algumas novidades presentes nas versões para o mercado norte-americano já aparecem nos modelos para nosso mercado, como, por exemplo, o novo motor Milwaukee-Eight 117 e o velocímetro no guidão da H-D Low Rider S, que antes era sobre o tanque.
Ainda na família Cruiser, o Fat Bob aparece com novo grafismo de tanque, a Fat Boy adota rodas perfuradas, substituindo as rodas totalmente fechadas de costume, e a Heritage aparece no site da marca com mais cromados, nas rodas e no garfo (antes eram pretos), com o para-brisa de acrílico voltando a ser transparente na parta inferior.
Na família Touring , agora chamada de Grand American Touring, as motocicletas permanecem as mesmas, sem as novas versões Road Glide ST e Street Glide ST, mas que esperamos para breve.
As duas novas Harley-Davidson destinadas ao nosso mercado, a Low Rider S 117 e a CVO Road Glide Limited , serão lançadas ainda neste primeiro trimestre de 2022, mas a surpresa é o lançamento da H-D Pan America 1250 Special no segundo semestre deste ano. Então, vamos esperar a chegada dessas motocicletas para experimentá-las e contar para vocês.
Não vamos esquecer que, no próximo ano, a Harley-Davidson celebrará seu 120 o aniversário, prometendo uma festa ainda maior do que aquela em que participei, de seus 115 anos.
Tanto é que a marca selecionará 120 motociclistas, dentre aqueles que participarem do desafio Road to Harley-Davidson Homecoming , que terão todas as suas despesas pagas na grande festa de aniversário de 2023. Espero estar por lá também, mais uma vez, da mesma forma que no 115 o aniversário.