Já iniciou o tradicional evento de vendas anual, a Black Friday, sendo ele considerado o maior dia de compras nos Estados Unidos e em todo o mundo, sendo destaque de vendas no Brasil e movimentando a economia brasileira de forma rápida e impressionante. Celebrado no Brasil desde 2010, a data vem ganhando cada vez mais popularidade, e se tornou referência de ofertas especiais em diversas categorias como eletrônicos, produtos de beleza, itens para casa e muito mais.
- ORIGEM DO NOME
Há algumas controvérsias em relação à origem do nome. A primeira e famosa teoria, afirma que o termo surgiu em 1869, após uma crise financeira ligada diretamente ao mercado de ouro nos Estados Unidos. Outra sugestão aponta que a expressão teria nascido nos anos 1960, na cidade de Filadélfia, pois toda sexta-feira após o Dia de Ação de Graças era de grande movimento em lojas, causando diversos congestionamentos no trânsito local. Assim, os policiais batizaram o dia como “Black Friday”.
- PRODUTOS MAIS VENDIDOS
A categoria de eletrônicos encabeça a lista, e representou 44% das vendas na Black Friday no Brasil no ano passado. Além disso, roupas e acessórios, produtos de beleza e perfumaria vêm em seguida, entregando 19% e 9% de vendas, respectivamente.
- IMPACTO AMBIENTAL
O evento tem impacto ambiental pois gera mais consumo de bens e serviços o que automaticamente resulta em mais resíduos e poluição, algumas empresas têm adotado medidas para minimizar os impactos da data no setor ambiental. Uma das ações, é oferecer descontos super atrativos para clientes levarem suas próprias sacolas e embalagens.