A semana começou com uma notícia triste para os Armys. Isso, porque depois de uma longa espera, idas e vindas e muitas expectativas em torno da decisão do cumprimento do Serviço Militar obrigatório por parte dos membros da boy band BTS, o veredito chegou. Na madrugada desta segunda-feira (17), foi confirmado que o grupo irá para as forças armadas sul-coreanas.
A notícia que abalou os fãs da banda, chegou poucos dias após um show especial gratuito realizado neste sábado (15), onde eles se apresentaram durante a feira mundial “World Expo 2030” em Busan, a segunda maior cidade da Coreia do Sul. Além disso, foi lá que Jin anunciou seu projeto solo pela primeira vez.
Através de seu perfil oficial no Instagram, a gravadora do BTS, a BIGHIT MUSIC, da HYBE, anunciou na madrugada desta segunda-feira (17) que cada um dos membros da banda – Jin, RM, J-Hope, Suga, Jimin, V e Jungkook – enfrentará o serviço nacional obrigatório, embora o tempo varie de acordo com a idade de cada um deles.
A Lei do Serviço Militar que atualmente está em vigor na Coréia do Sul, estipula que as pessoas que trabalham na áreas das artes e desportos prescritas por Decreto Presidencial e recomendadas pelo Ministro da Cultura, Desporto e Turismo podem receber uma prorrogação ou isenção de serviço.
No entanto, a portaria de aplicação desta Lei não inclui a ‘cultura popular’ como especialidade no campo das artes e esportes, então a questão de saber se figuras da cultura pop que promovem o prestígio nacional também podem receber esse benefício foi levantada. Sendo assim, diversas personalidades insistiram que o BTS deveria se alistar no serviço militar alternativo, no entanto, não foi o que aconteceu
Todos os cidadãos sul-coreanos do sexo masculino aptos devem servir nas forças armadas por pelo menos 18 meses, embora o tempo de serviço possa variar. A obrigação começa no ano em que completam 18 anos, mas os homens podem adiá-lo até os 28 anos e 30, com recomendação do ministro da cultura.
Vale destacar que Jin é o membro mais velho do grupo e fará 30 anos em dezembro, já Jungkook, o mais novo, tem 25 anos. Sendo assim, a decisão que abalou os fãs do BTS foi anunciada em um longo comunicado divulgado pela gravadora da banda.
Leia o comunicado:
“A BIGHIT MUSIC tem o orgulho de anunciar hoje que os membros do BTS estão avançando com planos para cumprir o serviço militar. Após o show fenomenal para apoiar a candidatura de Busan para a World Expo 2030, e à medida que cada indivíduo embarca em empreendimentos solo, é o momento perfeito e os membros do BTS estão honrados em servir.
Desde a criação do BTS há mais de dez anos, a banda alcançou o sucesso internacional, quebrou recordes e catapultou o K-Pop para a estratosfera global. A BIGHIT MUSIC concentrou-se no momento marcante em que seria possível respeitar as necessidades do país e que esses jovens saudáveis servissem com seus conterrâneos, e isso é agora. O membro do grupo Jin iniciará o processo assim que sua agenda para seu lançamento solo for concluída no final de outubro.
Ele então seguirá o procedimento de alistamento do governo coreano. Outros membros do grupo planejam cumprir o serviço militar com base em seus próprios planos individuais. Tanto a empresa quanto os membros do BTS estão ansiosos para se reunir novamente como um grupo por volta de 2025, seguindo seu compromisso de serviço.
Com o lançamento de seu primeiro álbum de antologia no início deste ano, abriu o caminho para permitir que os membros levassem algum tempo para explorar projetos individuais. Como parte da família HYBE, apoiamos e encorajamos nossos artistas e estamos orgulhosos de que agora cada um deles terá tempo para explorar seus interesses únicos e cumprir seu dever, servindo ao país que chamam de lar.
“Yet To Come (The Most Beautiful Moment)” é mais do que uma faixa de seu último álbum, é uma promessa, há muito mais por vir nos próximos anos do BTS”, diz o comunicado.
Com informações do POPLINE*