Foto: Divulgação

Nos últimos dias o clima mostrou que não está para brincadeira e a onda de calor atingiu quase todas as regiões do país. Apesar de vivermos em um país tropical como o Brasil, não são todas as residências que são equipadas com ar-condicionado, alternativa mais eficaz para amenizar o aumento da temperatura. Por esse motivo, é importante conhecer outras opções eficientes que podem ajudar a diminuir a sensação de calor quando os termômetros subirem. 

Confira as Dicas:

1. Tome um banho frio

Drible o calor tomando um banho frio com o chuveiro desligado. A corrente de água fria ajuda a diminuir a temperatura do corpo além de retirar o suor excessivo e proporcionar uma sensação agradável de frescor. 

2. Prefira roupas de algodão

O algodão permite que o corpo ventile através do tecido de fibra natural. Por isso, deixe de lado roupas de seda, cetim e jeans já que esses tecidos são mais confortáveis em clima ameno. Essa dica também é válida para a roupa de cama. Troque suas fronhas e lençóis pelos de algodão.

3. Aumente a circulação de ar durante a noite

Durante o período da noite, a circulação do ar é maior substituindo o calor por uma brisa fresca. Abra as janelas e deixe o ar ventilar pela casa, refrescando os ambientes e retirando a sensação de abafado do dia. Tente manter esse ar o máximo de tempo que puder, fechando-as novamente pela manhã.

4. Durma com toalhas úmidas

Pode parecer uma ideia estranha, mas essa dica é tão antiga quanto as pirâmides de Gizé. Isso porque os egípcios costumavam lidar com o calor excessivo sem os luxos do ar-condicionado ou ventilador. O truque usado era umedecer toalhas e usá-las como cobertores para resfriar a temperatura corporal.

5. Troque lâmpadas incandescentes

As lâmpadas quentes (incandescentes) já são substituídas pelas frias (brancas), ou de LED há algum tempo devido à economia e durabilidade. No entanto, essa troca também beneficia a temperatura interna das casas ou apartamentos, já que as incandescentes geram muito mais calor que as outras.