Fotos - Sérgio Monteiro/ Seminf

A comunidade ribeirinha São Sebastião foi beneficiada pelo programa “Ilumina Manaus Rural”, da Prefeitura de Manaus. Foram instalados 51 pontos de iluminação em LED, quatro postes e 250 metros de cabo multiplexo ao longo de toda comunidade, onde vivem cerca de 400 pessoas que sofriam com a baixa qualidade da iluminação pública.

Uma logística teve que ser realizada para vencer a distância e conseguir chegar por barco, único meio de transporte possível, na comunidade localizada à 70 quilômetros em linha reta de Manaus. Os serviços foram acompanhados e fiscalizados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), por meio da Unidade Gestora de Abastecimento de Energia (UGPM – Energia).

A comunidade São Sebastião também foi beneficiada pelo projeto “Uma Luz para o Esporte”, programa da UGPM-Energia que já modernizou cerca de 140 espaços esportivos, e hoje realizou a instalação de 24 projetores em LED no campo de futebol da comunidade que não tinha nenhum tipo de iluminação.

Para o diretor da UGPM-Energia, Robson Goiabeira, a determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras, Renato Júnior, é que a modernização da iluminação em LED seja uma realidade e alcance todas as comunidades da zona rural de Manaus, sobretudo as mais isoladas.

“Aqui começamos do zero, passando cabeamento e instalando postes para receber todos os serviços de modernização em LED da iluminação pública da comunidade. O campo de futebol, único local de lazer da comunidade, não possuía nenhum tipo de iluminação e recebeu 24 projetores em LED. A missão da prefeitura é promover a segurança, por meio da iluminação pública, e incentivar a prática de esportes da população”, afirmou Goiabeira.

A moradora Isolda Ferreira, 53, recebeu a execução dos serviços com alegria, uma vez que o inverno amazônico é propício ao surgimento de animais peçonhentos, prendendo os moradores dentro das casas no período noturno, por conta da falta de visibilidade. 

“Nem acredito que vamos poder andar com tranquilidade à noite pelas ruas, porque antes, como não havia luz, tinha medo de ser atacada por uma cobra e nem saia de casa e não deixava ninguém sair. Estou tão feliz e quero muito agradecer o trabalho da prefeitura”, falou a moradora.

Qualquer comunidade rural que possua baixa tensão de energia pode ser beneficiada pelo projeto “Ilumina Manaus Rural”.

— — —

Texto – Valesca Martins/ Seminf