27 C
Manaus, BR
6 de julho de 2020
Cidades

Comunidade indígena urbana recebe atendimentos de USB móvel

A partir desta sexta-feira (29), as ações da Prefeitura de Manaus para enfrentamento ao novo coronavírus na comunidade Wotchimachü, localizada no bairro Cidade de Deus, área Leste, ganha reforço com a equipe da Unidade Básica de Saúde Móvel (UBS Móvel), que passará a atender o grande número de famílias indígenas da etnia tikuna que vivem naquela área da cidade.

“Não mediremos esforços para garantir saúde e o direito à vida às famílias indígenas neste momento de pandemia do novo coronavírus. São diversas frentes de atuação para o cuidado com essas populações indígenas urbanas da capital e, com a UBS Móvel, nossa intenção é aproximar ainda mais os cuidados com saúde a essas pessoas que carregam parte da nossa rica história”, destacou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

O serviço da Semsa funcionará, de segunda a sexta-feira, em horário integral de 8h às 16h30. Inicialmente, a prioridade serão os indígenas sintomáticos respiratórios (casos suspeitos e confirmados para Covid-19). A partir da próxima semana, será a vez das grávidas, puérperas, recém-nascidos e idosos. Conforme os atendimentos forem sendo realizados, o serviço abrangerá outros segmentos.

“Seguindo a orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai posicionar essa UBS Móvel para ampliar e aproximar o atendimento às famílias indígenas que habitam em contexto urbano da capital, com serviços de promoção e atenção à saúde, facilitando o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS), além de reduzir os riscos de contágio da doença entre os indivíduos desse segmento da população”, explicou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

A UBS Móvel da Semsa está composta por equipe técnica interdisciplinar, formada por médico, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem e cadastradores, que levarão aos moradores daquela área consultas médicas e de enfermagem; pré-natal; testagem rápida para Covid-19; farmácia básica; vacinas; emissão do Cartão SUS; além de informações e orientações sobre autocuidado e medidas de prevenção ao novo coronavírus e tratamento da Covid-19.

Parque das Tribos

Como forma de ampliar as ações de saúde voltadas aos povos indígenas no período da pandemia, uma UBS Móvel opera, desde o último dia 20/5, na comunidade Parque das Tribos, bairro Tarumã, zona Oeste. A chegada da unidade móvel na comunidade reforça a atuação das equipes de saúde da UBS Lindalva Damasceno, localizada na avenida do Turismo, que já faziam atendimento às famílias indígenas com visitas em domicílio, identificando e monitorando possíveis casos de síndromes respiratórias.

Durante 30 dias, aproximadamente 700 famílias do local contarão com testagem rápida para a Covid-19 e serviços básicos como vacinação contra a influenza, consultas médicas, orientações sobre saúde bucal, além de instruções sobre a importância de atitudes como lavagem das mãos, uso de máscaras, distanciamento social, conduta adequada no isolamento domiciliar, em casos confirmados, e o autocuidado de maneira geral.

*  Com informações da Assessoria de Imprensa

Publicações Relacionadas

Tribunal de Justiça do Amazonas divulga resultado final de concurso

Victoria Cavalcante

General Algacir Polsin assume cargo como superintendente da Zona Franca de Manaus

Fernanda Lopes

Deputado pede esclarecimentos a Amazonas Energia

Redacao

Deixe um comentário

WhatsApp chat