Foto; Divulgação

Moradores da comunidade de Paricatuba, na zona rural do município de Iranduba (distante 30 quilômetros de Manaus) voltam a reclamar das precárias condições de infraestrutura do lugar e cobram do prefeito da cidade, Augusto Ferraz, por uma providência urgente em relação ao asfaltamento de ramais.

De acordo com José Aparecido de 66 anos, os populares sofrem com a situação, principalmente, durante chuvas.

“Que é isso que você está fazendo com a gente Ferraz? Te elegemos com todo carinho para cuidar de Iranduba e parece que as coisas não passam das promessas. Sempre é alguma desculpa. A que mais adoram é a chuva. Moro na sede. Mas, toda vez que venho ver minha filha aqui, o sofrimento é grande para atravessar”, desabafa.

Ricardina de Souza, 45 anos, é autônoma e mora em Paricatuba há cinco anos. Segundo ela, os moradores da comunidade estão fartos de promessas de prefeitos que entram, saem e deixam o povo “chupando o dedo”.

“E esse daí Augusto Ferraz não é diferente! Continua nos deixando chupando o dedo. Não tem asfalto, tudo alagado e isso prejudica o povo de Paricatuba. Cadê o dinheiro desse asfalto?”, questiona.

Com todos os transtornos causados pela falta de infraestrutura, o empresário Jander Vieira que é proprietário do Sítio Bom Futuro, se viu obrigado a fechar as portas e consequentemente tendo que dispensar os funcionários que encontram no sitio a sua fonte de renda. O empresário já chegou a tirar por vários anos do seu próprio bolso, dinheiro para pavimentar os acessos no ramal.

A titulação do sítio Bom Futuro ocorreu no dia 22 de janeiro de 1900 e em alguns anos, o proprietário começou a criar estruturas para registrar fotos de sua família após determinação da quarentena causada pela pandemia.

As fotografias causaram movimentações nas redes sociais e alcançou muitos amantes da natureza. As belas paisagens que foram integradas as obras executadas chamou muita atenção, ate que no dia 19 de agosto de 2020, foi feita uma reportagem para um programa local, e passou a ser reconhecida e atrair de forma intensa muitos visitantes.

Foto: Sítio Bom Futuro / Paricatuba

A estrada que dá acesso ao sítio, visivelmente encontra-se intrafegável e sem nenhum reparo feito a muitos anos, conforme os moradores no começo do mês de abril, a comunidade tentou contato com o prefeito para chamar atenção para as condições da via, que está inclusive sendo invadida pelo mato porém sem sucesso. Pois na entrada da sede da prefeitura, os comunitários foram informados que o prefeito dificilmente aparece na sede para trabalhar.

Foto: Divulgação

Após a frustrada tentativa de contato com o prefeito, os comunitários resolveram se reunir e fazer uma colaboração entre sí para comprar materiais como ciumento areia e cascalho, necessários para cobrir alguns dos buracos mais profundos.

Em entrevista, o morador Edilson da Costa de 42 anos, diz que essa iniciativa foi necessária, porque todos os dias mergulha na lama, e ironiza o tratamento dado à região pedindo socorro ao prefeito pois, o risco de se afogar é iminente, e finaliza. “Obrigado, prefeito pelo viveiro de peixes que o senhor está construindo aqui”.