João 6
1 – Depois disto partiu Jesus para o outro lado do mar da Galiléia, que é o de Tiberíades.
2 – E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos.
3 – E Jesus subiu ao monte, e assentou-se ali com os seus discípulos.
4 – E a páscoa, a festa dos judeus, estava próxima.
5 – Então Jesus, levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pão, para estes comerem?
6 – Mas dizia isto para o experimentar; porque ele bem sabia o que havia de fazer.
7 – Filipe respondeu-lhe: Duzentos dinheiros de pão não lhes bastarão, para que cada um deles tome um pouco.
8 – E um dos seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe:
9 – Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos?
10 – E disse Jesus: Mandai assentar os homens. E havia muita relva naquele lugar. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil.
11 – E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos pelos que estavam assentados; e igualmente também dos peixes, quanto eles queriam.
12 – E, quando estavam saciados, disse aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca.
13 – Recolheram-nos, pois, e encheram doze alcofas de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobejaram aos que haviam comido.
14 – Vendo, pois, aqueles homens o milagre que Jesus tinha feito, diziam: Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo.
INTRODUÇÃO – Durante todo o mês de novembro estamos falando sobre comunhão. E aí, você poderia até argumentar comigo sobre: o que o texto acima tem a ver com comunhão? É isso que veremos durante o decorrer do sermão.
Além de Jesus e a multidão, três personagens são fundamentais nesta passagem, que são: Filipe, André e o rapaz que levava consigo os cinco pãezinhos e os dois peixinhos.
PRIMEIRA PARTE – Existem alguns milagres de Jesus que mais parecem exibicionismo, pois, à primeira vista, parecem não têm um ensinamento prático para os nossos dias de hoje. Posso citar vários deles, mas os que mais deixam isso patente são a transformação de água em vinho, em Caná da Galileia e esta multiplicação dos pães.
SEGUNDA PARTE – OS TRES PERSONAGENS FUNDAMENTAIS PARA O MILAGRE.
FILIPE – 5 Então Jesus, levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pão, para estes comerem?
6 Mas dizia isto para o experimentar; porque ele bem sabia o que havia de fazer.
7 Filipe respondeu-lhe: Duzentos dinheiros de pão não lhes bastarão, para que cada um deles tome um pouco.
Quando foi interpelado por Jesus sobre a possibilidade de alimentar a multidão, não vislumbrou a possibilidade de um milagre, coisa que era muito comum entre os discípulos e seguidores de Jesus e o versículo 2 corrobora com esta possibilidade quando narra que a multidão seguia Jesus porque via os sinais que operava sobre os enfermos.
Como qualquer um de nós faria, Filipe enxergou o problema pelo prisma material e chegou a conclusão de que com duzentos dinheiros não havia como alimentar toda a multidão.
ANDRÉ – Quando ouviu isto, André, mesmo sem ter a fé necessária para vislumbrar um milagre, pelo menos procurou uma solução:
8 E um dos seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe:
9 Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos?
O RAPAZ – A Bíblia não dá maiores detalhes sobre este rapaz. Não diz quantos anos, onde morava, o nome de seus pais e nem o que aconteceu com ele depois deste episódio. O certo é que ele tinha o coração disposto a servir.
9 Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos?
O rapaz poderia ter se negado a fornecer os seus pães e peixes. Afinal, era o seu lanche, a sua merenda a sua refeição. Mas ele colocou tudo o que tinha na mão de Jesus.
O QUE PODEMOS APRENDER COM ISTO?
PRIMEIRO – Efésios 3:20 – Ora, Jesus é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera.
Precisamos aprender a confiar em Jesus. Muitas vezes, nas horas das maiores tribulações, oramos, pedimos, até fazemos uma auto análise para sabermos onde estamos errando, mas infelizmente não confiamos no amor e no poder do Nosso Senhor Jesus.
SEGUNDO – FILIPE – As igrejas estão cheias de irmãos Filipes. Tanto é que a riqueza passou a ser sinônimo de prosperidade, quando o próprio Jesus nos aconselha a não ajuntarmos tesouros na terra.
Para os irmãos Filipes o dinheiro é mais importante do que o poder de Deus concedido a igreja. Já não oram, não fazem campanhas de oração; basta levantar uma oferta.
TERCEIRO – ANDRÉ – Mesmo que não confiasse e estivesse esperando por um milagre, ele apontou para uma solução. Fico imaginando o que ele estava pensando quando falou sobre o rapaz para Jesus. Talvez ele tenha pensado: Tem cinco pães e dois peixinhos, agora é contigo Jesus ou simples ele esperava que Jesus pegasse os pães e peixes e se dirigisse para a multidão e se desculpasse dizendo: Gente, eu gostaria muito de alimentá-los, porém, tudo o que temos aqui são estes pães e estes peixinhos. Mas pelo menos apontou para uma solução.
QUARTO – O RAPAZ – Este rapaz me chama a atenção para dois detalhes precisos:
1 – Ele era prevenido – Por várias vezes a Bíblia nos orienta a estarmos preparados e podemos estar preparados de várias maneiras:
A – Tendo uma vida de oração;
B – Tendo uma vida de vigilância;
C – Sendo dependentes do Senhor.
2 – Ele era desprendido de bens materiais – Como já dissemos, ele não tinha a menor obrigação de doar os seus pães e peixes; eram delas, eram a sua subsistência, a sua sobrevivência.
Ele tinha consciência de que tudo foi feito por Deus e para Deus e nada nos pertence. Ele exerceu a comunhão no sentido mais real da palavra.
CONCLUSÃO – QUAIS AS LIÇÕES QUE PODEMOS TIRAR DESTE TEXTO
1 – Havendo comunhão, haverá milagres;
2 – Você não precisa de muito para fazer a obra. Basta colocar tudo o que tem à disposição do Senhor;
3 – Livre-se da visão materialista do Filipe. Aprenda a confiar no Senhor;
4 – Não foque nos problemas e sim na solução
EDSON E LENIR DE JESUS – São Pastores da IGREJA BATISTA BÍBLICA DE FLORES – Uma Igreja de Poder – Manaus – AM.