Vitaminas são micronutrientes, ou seja, substâncias que precisamos ter em quantidade controlada em nosso corpo. No caso da vitamina D, ela se acumula em nosso tecido adiposo, por isso, o ideal é que ela não esteja nem em excesso, nem em falta no organismo humano. Conheça mais sobre esse nutriente e quais os problemas de saúde por falta de vitamina D
Deficiência de vitamina D e problemas de saúde
Veja mais
4 informações sobre ovos que talvez você não saiba
Não é verdade que a mancha branca na unha significa deficiência de…
Segundo o Journal of Nutrition, aproximadamente 88% da população mundial não possui níveis de vitamina D iguais ao recomendado pelas instituições de saúde. O nível, que deve variar entre 20 e 60 ng/ml, a depender da idade e do sexo, quando está abaixo do recomendado, pode ocasionar ou potencializar graves doenças. Saiba mais:
O que é a vitamina D? Para que serve?
A vitamina D é um hormônio que atua em diversos processos metabólicos no corpo humano. Ela está envolvida no metabolismo do colágeno, na liberação de insulina pelo pâncreas, prolactina pela hipófise e atua no controle da hipertensão arterial, por exemplo.
O nosso corpo possui moléculas precursoras de vitamina D. Uma forma fácil de impulsionar o seu corpo a produzi-la é se expondo ao sol. Pois, por intermédio do sol, a pele transforma a pró-vitamina D3 em pré-vitamina D3 e, por fim, em vitamina D3.
Caso você não tenha muito contato com a radiação solar, é possível, com receita médica, comprar suplementos ou se alimentar de peixes e frutos do mar, ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos.
Quais os males causados pela deficiência de vitamina D?
Níveis de vitamina D abaixo do recomendado podem atrapalhar inúmeras vias metabólicas do nosso corpo. Fazendo uma analogia, é como se um trem (certa molécula ou composto) estivesse andando sobre trilhos e parando nas estações (ou seja, fazendo reações químicas) e encontrasse uma parte do trilho quebrada (que corresponde à ausência de vitamina D). Dessa forma, ele não conseguiria avançar, e todo o trabalho – e gasto energético – seria em vão.
Agora imagine que diversas reações em cadeias acontecem o tempo todo no nosso corpo. Muitas delas precisam da vitamina D. Se ela está em falta, diversos processos metabólicos sofrem prejuízo. Entre eles, destaca-se:
- Surgimento de doenças inflamatórias intestinais;
- Estímulo a processos de doenças autoimunes;
- Potencialização de riscos cardiovasculares;
- Piora de quadros de neurodegeneração;
- Favorecimento de quadros de infecções virais e bacterianas.
Cenário no Brasil
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), realizou um estudo sobre os níveis de vitamina D entre a população brasileira. Constatou-se que cerca de 875 mil pessoas acima de 50 anos apresentam deficiência de vitamina D. Essa parte das pessoas é particularmente preocupante, haja vista que eles estão mais propensos a desenvolver quadros de obesidade, insuficiência hepática, doenças inflamatórias intestinais, osteoporose, entre outros.
Este artigo não apresenta soluções para problemas médicos ou psicológicos. Consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.