Olá! Como vai você?
Hoje o tema é:
Como a mágoa, o rancor e a raiva roubam sua qualidade de vida?
Para quem já me conhece, obrigada por divulgar o nosso trabalho, se você está chegando pela primeira vez, seja bem vindo. Eu sou psicóloga e me chamo Nazaré Mussa, convido você para conhecer o nosso trabalho nas outras redes sociais.
Como vai você?
Primeiramente se faz necessário você se questionar sobre:
– Como vai você? Olhe para você no sentido amplo da vida.
Algumas perguntas importantes para você refletir e escrever em uma folha de papel.
Se questione também sobre o que está por trás dos seus pensamentos, ou seja quais emoções sentidas a partir dos seus pensamentos?
. Qual o teor dos seus pensamentos? (positivo ou negativo).
Pense sobre as emoções geradas com seus pensamentos. (raiva, rancor, mágoa).
É possível trabalhar a mágoa, rancor e raiva com alteração do pensamento?
O que fazer quando você não dá conta dos próprios pensamentos?
Você conhece alguém que quando começa a conversar, trás o assunto de uma mágoa, rancor ou raiva que ainda não foram trabalhados e você se reconhece nesta pessoa em muitos pontos do que ela fala?
Pois bem! Esse tipo de situação acontece quando a pessoa não dá conta de trabalhar seus sentimentos negativos e nem dá conta de entender os próprios pensamentos.
Aqui temos duas situações para refletirmos.
Os pensamentos que invadem sua mente e a expectativa gerada por você com relação ao outro.
O filosofo Descartes (1596-1650) nos ensina que a essência do homem é pensar. “Sou uma coisa que pensa, isto é, que duvida, que afirma, que ignora muitas, que ama, que também imagina e que sente”. (logo quem pensa é consciente de sua existência) “penso, logo existo”.
O cérebro vive fazendo associações, ou seja:
O pensamento pode ser negativo ou positivo.
Associações podem ser negativas ou positivas.
Emoções e as ações seguem o mesmo padrão de negativo ou positivo. Tudo está interligado as nossas crenças.
Pensamento:
O teor do pensamento altera o seu humor e modifica suas reações. É preciso identificar o teor dos seus pensamentos e a emoção gerada por seus conteúdos. Por exemplo: Mágoas, rancores, raiva ou ainda ódio. Pensamentos bons fornecem sensações e sentimentos bons, exatamente porque são leves e fazem bem, já os negativos são de outra ordem e geralmente são os que se repetem na sua mente.
É importante saber que os pensamentos podem ser automáticos ou provocados. Daí a importância de questionar seus pensamentos e seleciona-los.
Se você consegue identificar em você sentimentos negativos é porque ainda precisa fazer uma limpeza desses pensamentos para poder levar a vida com leveza, é importante você ser verdadeiro com seus sentimentos e com você, pois, quando você nega um sentimento, ele não deixa de existir só porque você o negou.
Sabe-se que o pensamento tem poder. Uma pessoa que carrega mágoa ou qualquer outro sentimento negativo, não pode está bem, pois, sua vida não flui, não tem leveza. Então, se pergunte: O quanto o pensamento influência sua vida diária e suas ações? Caso o seu pensamento esteja carregado de mágoa, rancor ou raiva, gerará emoções negativas e essas emoções vão adoecer você. É preciso lembrar que o pensamento alimenta a vida que você possui. É necessário lembrar que existem pensamentos que invadem sua mente e geralmente são os negativos.
Outro assunto importante é a expectativa gerada por você com relação ao outro, quando houver sentimentos negativos de qualquer ordem é por existem assuntos que precisam de enfrentamentos, geralmente, por trás da mágoa é porque em algum momento já houve o amor. Veja, você só se mágoa quando gosta da pessoa, quando existe sentimento escondido ou não compreendido.
Quando você espera do outro mais do que o outro sabe dá, a frustração será sua. Por tudo isso e por muito mais o autoconhecimento é fundamental para sua qualidade de vida.
Alguns pontos necessários para você melhor se conhecer:
- ESCUTAR SEUS PENSAMENTOS E NOMINA-LOS É IMPORTANTE.
- ENTENDER SOBRE SUAS CRENÇAS É TAMBÉM NECESSÁRIO.
- SABER DISCERNIR QUAIS AS EMOÇÕES CRIADAS PELOS PENSAMENTOS.
- SABER IDENTIFICAR O TEOR DOS PENSAMENTOS.
Como trabalhar sentimentos negativos?
Para lidar bem com seus sentimentos, se faz necessário aceitar que você foi ferido em suas expectativas. Admitir que você está sofrendo e entender o teor negativo desses sentimentos e pensamentos, é fundamental para poder trabalha-los, é relevante admitir quando você não dá conta sozinho, procurar ajuda é necessário.
Entender que muitas vezes existem equívocos e que tudo faz parte do processo do humano. Quando você consegue identificar seus pensamentos e atitudes poderá fazer seus enfrentamentos de forma clara. Quando você deixa a mágoa, rancor ou raiva tomarem conta de suas ações comprometerá seu juízo de valores. Você pode reagir com visão de túnel, onde você ver o que quer e escuta somente o que acha que precisa. É preciso ter muito cuidado com esses sentimentos para não fixarem você no desejo de vingança.
Um detalhe importante: quando você tem clareza do padrão comportamental e emocional, você não cairá com facilidade nas armadilhas de sua mente.
Lembre-se, padrão é tudo aquilo que você repete no seu comportamento e pensamento que gera emoção. Você pode vibrar em um padrão negativo ou positivo. Não esqueça que não existem acasos e nem coincidências.
Obrigado por ter me acompanhado até aqui.
Caso tenha gostado desse assunto, divulga, compartilha, vamos entrar na corrente do bem.
Um forte abraço e fica com Deus.