A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa promove audiência pública na quinta-feira (30), por videoconferência, para debater o suicídio na população idosa e a necessidade de políticas públicas de incentivo à conscientização e prevenção.
Foram convidados para o debate:
– um representante do Ministério da Saúde;
– o secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, Antônio Fernandes Toninho Costa;
– um representante da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP);
– um representante do Centro de Valorização da Vida (CVV); e
– a psicóloga, especialista em gerontologia e secretária-adjunta da diretoria da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Valmari Aranha.
O deputado Denis Bezerra (PSB-CE), que solicitou o debate, lembra que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os idosos são o grupo populacional de maior risco para o suicídio. “No entanto, este alerta recebe pouca atenção das autoridades competentes e é altamente negligenciado”, afirma.
Dados do Ministério da Saúde, divulgados em 2018, apontam para a alta taxa de suicídio entre idosos com mais de 70 anos. Nessa faixa etária, foi registrada a taxa média de 8,9 mortes por 100 mil entre 2011 e 2016. A taxa média nacional é 5,5 por 100 mil.
Fonte: Câmara dos Deputados. Foto divulgação: amazoniapress