Após aceitar denúncia envolvendo a falta de transparência dos contratos e licitações feitos pela Prefeitura de Anamã neste ano, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) enviou comissão para auditoria nas contas do prefeito Francisco Nunes Bastos, o “Chico do Belo”, do PSC.

Segundo o TCE, o alvo da inspeção in loco serão as receitas e despesas do município de Anamã, “objetivando fiscalizar as contas do exercício de 2020 da Prefeitura Municipal, da Câmara Municipal e demais órgãos e/ou entidades, que houver”. 

Além disso, os contratos e convênios estaduais também serão vistoriados no período. A fiscalização atinge ainda, os municípios de Anori e Codajás. A Corte destaca que o prazo para a inspeção poderá se estender dependendo da necessidade.

A vistoria faz parte do plano de inspeção ordinária das Diretorias e Departamentos da SECEX, para o exercício de 2021.

Foto; Reprodução TCE

Entre os contratos que estavam ocultos e ganharam publicidade está um no valor de quase R$ 1 milhão para a realizar shows e eventos no município. O termo de contrato nº 26/2021 foi assinado por Chico do Belo, em fevereiro deste ano, em meio à pandemia, quando a cidade registrava mais de 1,5 mil infectados pela covid-19 e quatro mortes, segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).

Localizada no município de Manacapuru, a firma tem entre os sócios Lidiane Costa de Souza, apontada como esposa de Dário da Silva Flutuoso, que se apresenta nas redes sociais como videomaker e fotógrafo da Prefeitura de Anamã. Ele é quem aparece representando a empresa no acordo firmado em fevereiro.

Um levantamento, mostrou que as firmas que mais ganharam contratos na Prefeitura de Anamã, nos primeiros meses de 2021, foram: A K Serviços de Manutenção em Informática; B R Serviços Eletricos; CB Serviços de Apoio Administrativo; Dourado Manutenção de Equipamentos Periféricos; Madri Serviços Gráficos e a MB das Chagas.

Curiosamente, a maioria delas é do ramo da manutenção de computadores e têm sede em Manaus, mas foram contratadas para a prestação de outros serviços a fim de atender a gestão de Chico do Belo, que é envolvido em diversas denúncias por má administração pública.

Até a publicação desta matéria, não obtivemos nenhuma resposta mas o espaço do portal Amazonia Press fica aberto, para qualquer pronunciamento do prefeito citado na reportagem.