Foto: Divulgação

O Palmeiras com apenas um minuto em campo, o meia Gustavo Scarpa mudou os rumos da partida entre Ceará e Palmeiras no Castelão, pelo Brasileiro, na noite de quarta-feira (20), pela 19ª rodada (jogo atrasado colocado em dia, já que o torneio nacional está em sua 28ª etapa). O Verdão venceu por 2 a 1 após sair na frente com gol de Zé Rafael, de falta, aos 48 do primeiro tempo, e ampliar com Deyverson, aos 26 da segunda etapa.

Um dos responsáveis por armar a jogada do gol – e autor da assistência para o gol – havia entrado na partida apenas um minuto antes, na vaga do meia Raphael Veiga. A assistência de Scarpa para concretizar o lance do gol foi primordial, pois ajudou a garantir o triunfo, já que o time da casa diminuiria aos 43 do segundo tempo com o atacante Cléber.

Neste ano, nenhum outro jogador de clube da Série A concedeu tantos passes a gol como Gustavo Scarpa somando qualquer competição disputada: são 17 ao todo, sendo seis pelo Estadual, agora nove pelo Brasileirão e mais duas pela Libertadores da América. Fora da curva. No Palmeiras desde 2018, Scarpa é o jogador do atual elenco que mais acumula assistências no geral: agora são 34, atrás só de Dudu, com 80.

“Importante estar preparado, independente do jogo que temos para jogar. Mas o importante é a vitória, é bom ter uma sequência de vitórias para voltar a confiança. É um campeonato longo, o grupo é experiente e sabe como funciona o Brasileiro. Espero que a gente consiga voltar a trilhar uma sequência de vitórias”, declarou o camisa 14 após o duelo.

O meio-campista também é um jogador que mantém a regularidade. Prova disso é que é um dos mais utilizados pelo treinador Abel Ferreira, sendo o terceiro jogador de linha com mais minutos em campo pelo clube em 2021: 3.829 até antes do jogo desta noite, atrás apenas de Gustavo Gómez, com 3.844, Luan, com 4.004, e do goleiro Weverton, com 4.588 – este dado contabiliza também os duelos da temporada 2020 realizados entre janeiro e março deste ano.