Com boas chances de passarem para as semifinais da Libertadores, Flamengo e Palmeiras rivalizam com igualdade no cenário nacional há anos, e na competição sul-americana não é diferente. Finalistas ano passado e grandes candidatos para irem a decisão nessa temporada, as duas equipes tem campanhas praticamente idênticas e melhores que a dos últimos três anos, quando um dos dois conquistou o título.
Com oito vitórias e um empate em nove jogos, o Palmeiras leva vantagem sobre o rubro-negro na atual edição no saldo de gols. Ao todo, foram 35 marcados e apenas cinco sofridos, sendo dois contra o Atlético-MG na última quarta.
Além disso, com 100% de aproveitamento, o Verdão teve a melhor campanha da história da Libertadores na fase de grupos. Foram seis vitórias com 25 gols feitos e três tomados.
Com as mesmas oito vitórias e um empate, o Flamengo está com 100% na fase mata-mata. O rubro-negro marcou dez gols e sofreu apenas um, no 7-1 contra o Tolima no Maracanã. Na quarta rodada, o time, na época treinado por Paulo Sousa, empatou com o Talleres na Argentina em 2 a 2.
Para se ter uma ideia do bom momento, os dois clubes têm jogadores entre os artilheiros. Com sete gols, Pedro, Rony e Rafael Navarro ocupam o topo da briga. Além disso, com seis, Raphael Veiga também está no páreo.
Na próxima semana, Flamengo e Palmeiras voltam a campo em casa para tentar carimbar a vaga nas semifinais. O rubro-negro defende a vantagem de 2 a 0 contra o Corinthians na terça-feira (9), Maracanã, às 21h30. Já o Verdão recebe o Galo no mesmo horário, mas na quarta-feira (10).
Veja o aproveitamento até a fase atual nos anos anteriores:
Palmeiras
2021 – Campeão: 9 jogos, 7 vitórias, 1 derrota e 1 empate
2020 – Campeão: 9 jogos, 7 vitórias e 2 derrotas
2019 – Quartas de final: 9 jogos, 7 vitórias, 1 derrota e 1 empate
Flamengo
2021 – Vice: 9 jogos, 6 vitórias e 3 empates
2020 – Oitavas de final: 8 jogos, 5 vitórias, 2 empates e 1 derrota
2019 – Campeão: 9 jogos, 5 vitórias, 3 derrotas e 1 empate
*Extra