O coração pode sorrir, porque temos boas notícias! A dieta é uma das melhores aliadas para manter os níveis de colesterol sob controle e prevenir problemas sérios de saúde, como um ataque cardíaco. Claro que não se deve abusar de bacon, salsichas e bolos cheios de açúcar, mas existem alguns alimentos que podem ser como um melhor amigo nessa batalha, logo no café da manhã.
O nutricionista Richard Allison lista alguns desses alimentos que ajudam a controlar o colesterol:
1- Flocos de aveia
“São ricos em fibra solúvel, o que pode ajudar a baixar os níveis de colesterol”, explicou Allison ao jornal Daily Express. Dá para acrescentar fruta fresca, frutos secos ou canela para dar mais sabor.
2- Ovos
Pode comer ovos sem medo. “Basta limitar a ingestão a um ou dois por dia e considerar usar claras em vez de ovos inteiros”, recomenda o especialista.
3- Iogurte grego
“É rico em proteínas e tem um teor menor de gordura do que o iogurte normal.” Para adoçá-lo, acrescente frutas frescas e mel.
4- Pão integral
“Rico em fibra, ajuda a manter a saciedade”, resume Allison. Adicione abacate, manteiga de amendoim ou queijo creme com baixo teor de gordura.
5- Batidos
Os smoothies são “uma ótima maneira de obter muitos nutrientes em uma só refeição”, diz o nutricionista. “Use leite ou iogurte sem gordura e adicione frutas frescas ou congeladas, espinafre e sementes de chia para adicionar fibras e proteínas”.
Lembre-se que existem dois tipos de colesterol: o HDL (lipoproteína de alta densidade) e o LDL (lipoproteína de baixa densidade). O HDL, conhecido como “bom colesterol”, é responsável por remover o excesso de colesterol do sangue e das artérias, levando-o de volta ao fígado para ser eliminado.
Já o LDL, o “mau colesterol”, transporta o colesterol do fígado para os tecidos, onde pode ser usado. Quando em excesso, é um fator de risco importante para doenças cardiovasculares.
Os valores recomendados de colesterol no sangue são:
Colesterol total – inferior a 190 mg/dl;
Colesterol LDL – inferior a 115 mg/dl;
Colesterol HDL – acima de 40 mg/dl para homens e acima de 45 mg/dl para mulheres.