Fotos - Artur Barbosa / Semsa

A solenidade de posse de 185 conselheiros locais de saúde que irão atuar em 22 unidades de saúde da zona Leste de Manaus foi realizada na manhã desta sexta-feira, 1º/09, no Centro Cultural Aníbal Beça, bairro Novo Aleixo. O evento, coordenado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), deu início à programação de posse dos 663 conselheiros locais eleitos nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e rural, para o triênio 2023-2026.

De acordo com o presidente do CMS/Manaus, conselheiro Elson Melo, os 663 conselheiros locais irão compor 73 Conselhos Locais de Saúde, que irão atuar junto a 73 Unidades de Saúde, fortalecendo as ações de controle social no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Houve um avanço no processo eleitoral realizado este ano. Na eleição anterior, a zona Leste elegeu 158 conselheiros, mas, hoje, aumentamos esse número para 185 e ainda vamos fazer eleições complementares para alguns locais. O número de CLSs também aumentou de 20 para 22, na zona Leste, com a inclusão de duas novas unidades de saúde”, informou Elson Melo.

O processo eleitoral foi realizado nos meses de julho e agosto de 2023, ampliando de 68 para 73 o número de CLSs no município de Manaus.

A composição dos CLSs é paritária com 50% dos membros representantes dos usuários, 25% representantes de gestores e 25% representantes de trabalhadores das unidades de saúde, que fiscalizam e propõem soluções para a melhoria da oferta de serviços, em um trabalho voluntário e não remunerado. Em unidade de saúde com até 40 servidores, o CLS é composto por quatro membros; entre 41 a 80 servidores, a composição é de oito membros; a partir de 81 servidores, o CLS tem composição de 12 membros.

“Os CLSs são uma extensão do Conselho Municipal de Saúde, em um processo de descentralização do controle social. Temos o controle social em nível municipal e temos no nível local em cada unidade de saúde”, disse Elson Melo, destacando que se trata de uma parceria entre gestores, trabalhadores e usuários, em que um segmento não é submisso ao outro, mas que se respeitam hierarquicamente. “Também reitero o grande apoio que recebemos da Semsa e que tem sido fundamental para que possamos desenvolver os processos do controle social no SUS em Manaus”.

Durante a solenidade de posse, a diretora do Distrito de Saúde (Disa) Leste, Rosângela Castro, ressaltou a importância da parceria com as comunidades, representadas pelos conselheiros locais, que tem como consequência uma interação mais harmônica entre gestores, trabalhadores e usuários, facilitando a oferta de serviços com mais qualidade.

“Os conselheiros locais são elos entre as unidades de saúde e as comunidades. Os gestores e trabalhadores muitas vezes não moram naquele bairro, mas o conselheiro representante do usuário vive na comunidade e tem uma visão diferenciada. Eles trazem os anseios da população e, a partir dessa informação, a gestão pode ser mais resolutiva nas respostas às demandas”, afirmou Rosângela Castro.

Eleito como representante de usuários para o CLS da clínica da família Senador Severiano Nunes, o pastor Daniel Rolin tomou posse em um primeiro mandato como conselheiro e disse que espera contribuir na melhoria dos serviços oferecidos para a comunidade.

“Eu já tinha um diálogo com a diretora da unidade de saúde para resolver algumas demandas e entendi que isso era uma coisa boa. Então, resolvi participar da eleição para conselheiro e, agora, vou saber melhor sobre as situações da unidade de saúde, o que vai favorecer a comunidade. Acredito que o serviço já é muito bom, mas espero que fique excelente com essa parceria”, disse Daniel Rolin.

A diretora da clínica da família Waldir Bugalho, Vânia Paiva, também tomou posse como representante do segmento de gestores no CLS da unidade de saúde e afirmou que a parceria com trabalhadores e usuários tem sido uma experiência positiva na rotina dos serviços.

“Nas reuniões do CLS, os conselheiros apresentam as demandas, as dificuldades e como podem contribuir para resolver os problemas. É uma parceria construtiva e que visa contribuir para a melhoria do atendimento à população, apoiar e otimizar o trabalho”, afirmou Vânia Paiva.

A programação da solenidade de posse terá continuidade no dia 11 de setembro na zona Norte, quando serão empossados 146 conselheiros locais de saúde, compondo 11 CLSs; a posse de 98 conselheiros na zona Oeste, compondo 14 CLSs, vai ocorrer dia 12 de setembro; no dia 13 de setembro, haverá a posse de 194 conselheiros locais na zona Sul, que irão atuar em 18 CLSs; na zona rural, dia 14 de setembro, haverá a posse para 40 conselheiros para atuação em oito CLSs.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa