Cidade Integrada: mão de obra local será contratada para recuperar escola
28 de janeiro de 2022
O Governo do Estado vai contratar mão de obra da própria comunidade para as frentes de trabalho que atuarão na reforma do Colégio Compositor Luiz Carlos da Vila, em Manguinhos, bairro vizinho ao Jacarezinho, na Zona Norte carioca. A ação faz parte do Programa Cidade Integrada, lançado pelo governador Cláudio Castro, que prevê uma série de ações em comunidades – as primeiras serão o próprio Jacarezinho e a Muzema, esta no Itanhangá, Zona Oeste do Rio.
A Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop-RJ) já está fazendo o estudo e detalhamento das necessidades para a recuperação do prédio.
Quando começar o processo de seleção pela empresa, será priorizada a contratação de homens e mulheres com qualificação técnica para a implantação do serviço. Ajudantes, serventes, pintores, pedreiros e outros profissionais poderão ser contratados pelo regime de empreitada ou celetista (carteira assinada), de acordo com o sindicato das categorias.
– Ao contratar moradores para as obras, o Governo do Estado cumpre também uma função social. Os contratados trabalham perto de casa, garantem emprego e renda e ainda têm a satisfação de estar contribuindo para o desenvolvimento do local onde ele e a família vivem – ressalta o governador Cláudio Castro.
A reforma geral do Colégio Estadual Luiz Carlos da Vila inclui obras nas 14 salas de aula, laboratório, biblioteca, todos os setores administrativos, quadra esportiva, duas piscinas, as redes elétrica e hidráulica, além da cobertura e pintura.
– Vai aumentar em até 30% a capacidade total das vagas oferecidas pela unidade de ensino. É emprego e renda para homens e mulheres da região e, ao mesmo tempo, recuperação de uma escola pública de qualidade – destaca o diretor-presidente da Emop-RJ, André Braga.