Moradores de Manaus, que vinham enfrentando dias de intensa fumaça devido às queimadas na região, finalmente viram uma mudança bem-vinda no cenário climático neste sábado (14) quando a cidade amanheceu sob chuva. A precipitação ocorreu por volta das 4h30 da manhã, trazendo alívio aos residentes.
A Prefeitura de Manaus, preocupada com os impactos das altas temperaturas e da estiagem na cidade, tem adotado medidas preventivas para reduzir o risco de incêndios em áreas públicas. Na quinta-feira (12), cinco caminhões-pipa foram empregados para a irrigação de praças, canteiros e vias públicas na cidade.
Essas ações visam resfriar o ambiente e diminuir os riscos de incêndio, contribuindo também para a dissipação da fumaça resultante das queimadas.
“Devido às altas temperaturas e à grande estiagem, o solo fica mais suscetível a incêndios. Com esse serviço, o impacto do fogo é reduzido. Contamos com o apoio da população para evitar incêndios e denunciar atividades criminosas desse tipo”, destacou Sabá Reis, secretário de Limpeza Pública de Manaus.
Além das medidas da prefeitura, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) também tem orientado a população sobre os cuidados essenciais para proteger a saúde em meio à fumaça intensa.
O secretário de Saúde, Anoar Samad, ressaltou a importância de prestar atenção especial a idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas em meio a esse cenário de qualidade do ar prejudicada pela fumaça. A orientação é procurar medidas para minimizar a exposição à fumaça e buscar atendimento médico se necessário.
Com a chegada da chuva, os moradores de Manaus estão esperançosos de que as condições climáticas melhorem e que a fumaça proveniente das queimadas diminua, trazendo alívio à cidade.