Pelo menos 110 pessoas ficaram feridas depois que uma chuva de granizo com pedras do tamanho de uma bola de tênis caiu em uma região do norte da Itália durante a noite de quarta-feira (20).
Em uma tempestade surpresa, as pedras de gelo de até 10 cm de diâmetro atingiram as ruas de Veneto, segundo o presidente regional Luca Zaia.
Os serviços de emergência responderam a mais de 500 pedidos de ajuda devido a danos materiais e corporais, disse a proteção civil regional de Veneto.
Trabalhadores removeram vidros de janelas quebradas e cortaram árvores e outras plantas que foram severamente danificadas pela tempestade.
“A onda de mau tempo, depois de ter atingido as nossas regiões montanhosas, atingiu agora também as planícies, causando ferimentos em algumas pessoas”, disse Zaia, acrescentando que a maioria dos feridos foi causada por vidros partidos e pessoas escorregando nas pedras de granizo.
Um homem de 53 anos que andava de bicicleta morreu durante a tempestade quando sua esposa, que o seguia com o carro, o atropelou, informou a afiliada da CNN Sky24.
A Europa viu mudanças dramáticas no clima este ano.
Itália, Espanha e Grécia enfrentaram calor implacável por dias. A capital italiana, Roma, atingiu um novo recorde de temperatura de 41 graus Celsius na terça-feira.
Impactos das mudanças climáticas
A Sociedade Meteorológica Italiana nomeou a última onda de calor Cerberus em homenagem ao monstro de três cabeças que aparece no Inferno de Dante como um guarda dos portões do inferno. “A terra está com febre alta e a Itália está sentindo isso em primeira mão”, disse Luca Mercalli, chefe da Sociedade Meteorológica Italiana, à CNN.
Em maio, partes da região da Emilia Romagna, no norte da Itália, sofreram inundações mortais “uma vez a cada século” , com mais de 20 rios na região transbordando e provocando uma onda de deslizamentos de terra.
À medida que a crise climática causada pelo homem se acelera, os cientistas têm certeza de que os eventos climáticos extremos se tornarão mais frequentes e intensos.
Fonte: CNN BRASIL.