Enquanto muitos jovens sofrem ao tirar os quatro dentes sisos de uma só vez, um chinês acabou morrendo 13 dias após extrair 23 dentes e implantar 12, na mesma cirurgia.
Segundo o site chinês The Paper, o homem foi identificado como Huang e submetido ao controverso procedimento dentário no Hospital Odontológico de Dewei, na cidade de Yongkang Jinhua, em Zhejiang, no dia 14/8.
Ele teria assinado um termo de consentimento para a cirurgia de extração de 23 dentes e a colocação imediata de 12 implantes. Depois de concluir o procedimento dentário, Huang teria continuado a sentir dor nos dentes e, no dia 27/8, morreu em decorrência de uma parada cardíaca.
Citada pelo site chinês, uma equipe do Hospital Odontológico de Dewei disse que o custo da cirurgia de implante foi de 1.500 yuans (cerca de R$ 1.185) por dente. Também informaram que foi analisada a condição física do paciente e que os dentes da frente podiam ser extraídos e implantados no mesmo dia, mas os de trás teriam de aguardar de três a quatro meses para a extração.
No entanto, de acordo com o formulário de consentimento assinado por Huang e obtido pelo The Paper, durante a cirurgia molares foram implantados no mesmo dia da extração, o que era inconsistente com o que a equipe informou.
Questionada sobre a morte do paciente, a equipe disse que não tinha conhecimento da situação. Já o Departamento Municipal de Saúde de Yongkang confirmou a informação de que o intervalo entre o procedimento odontológico e a morte foi de 13 dias e que “estavam investigando a causa específica da morte de Huang”.
De acordo com o hospital, o cirurgião-dentista responsável pela cirurgia, conhecido como Yuan, tem cinco anos de experiência e é especializado em tratamento de canal radicular, extração de dentes do siso impactados e próteses totais.
Para se ter uma ideia da gravidade do procedimento feito em Huang, normalmente, um adulto tem de 28 a 32 dentes, e o número máximo de dentes que podem ser extraídos de uma vez chega a 10, conforme o site chinês.
“Quanto mais dentes são extraídos, maior será a resposta à dor do paciente e maior será a probabilidade de infecção pós-operatória”, informou uma fonte ouvida pelo The Paper.
Fonte:Trendsbr