24.5 C
Manaus, BR
7 de maio de 2021
Destaques Mundo

China e Japão entram em tensão diplomática por postagem sobre Fukushima

Os países China e Japão fizeram acusações entre si de comportamento impróprio. As acusações se iniciaram após um funcionário do governo chinês postar um tweet de uma impressão de xilogravura japonesa manipulada para mostrar lixo nuclear sendo jogado no mar. A ação deu começo a uma nova briga diplomática.

No começo de Abril, o Japão afirmou que lançaria no mar água contaminada da usina nuclear de Fukushima. A declaração irritou a China, que disse que o plano é “extremamente irresponsável”.

Nessa segunda-feira (26), Zhao Lijian, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, postou no Twitter uma imagem alterada da obra “The Great Wave Off Kanagawa”, feita no século XIX pelo artista Hokusai. A alteração mostrou lixo nuclear verde sendo despejado no mar por duas pessoas em trajes Hazmat (para cuidado com materiais perigosos) laranja em um barco. Na imagem polêmica, produzida por um ilustrador chinês, o Monte Fuji ao fundo foi substituído por uma torre de resfriamento de usina nuclear.

O ministro das Relações Exteriores do Japão, Toshimitsu Motegi foi perguntado sobre o tweet em uma coletiva de imprensa nessa terça-feira (27). Motegi afirmou que não comentaria cada tweet “feito por alguém do nível de secretário de imprensa”. Porém, o ministro japonês disse que o Japão estava apresentando um “protesto vigoroso” e buscando a remoção do tweet por meio dos canais diplomáticos.

“Você perguntou se vou deletar o tweet e me desculpar. Você deve ter notado, eu coloquei o tweet no topo”, declarou Zhao em uma coletiva de imprensa em Pequim nesta quarta-feira (28). “A ilustração mostra o chamado justo do povo. É o governo japonês que precisa revogar sua decisão errada e se desculpar”, disse Zhao, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China.

Fonte: CNN Brasil/Reuters.

Publicações Relacionadas

Dia das mães: data é a mais importante para o setor de flores

Redacao

Presidente do Equador diz que Assange tentou montar centro de espionagem em embaixada

Redacao

Filipinas confirma primeiro caso e é 19º país com caso de coronavírus

Fernanda Lopes

Deixe um comentário

WhatsApp chat