Todos os anos, no dia 7 de julho, amantes de chocolate ao redor do mundo se reúnem para celebrar o Dia do Chocolate. Nesta data especial, é hora de homenagear um dos alimentos mais adorados e consumidos globalmente. O chocolate não é apenas uma delícia irresistível, mas também possui uma história fascinante, que remonta a civilizações antigas e que continua a evoluir até os dias de hoje.
O chocolate tem uma história que remonta a pelo menos 3.000 anos, quando civilizações pré-colombianas, como os Maias e os Astecas, descobriram as propriedades das sementes de cacau. Eles consideravam o chocolate uma dádiva divina e o utilizavam em cerimônias religiosas e rituais. Com a chegada dos exploradores europeus nas Américas, o chocolate foi levado para a Europa, onde se tornou uma iguaria apreciada pela nobreza.
Ao longo dos séculos, o chocolate passou por várias transformações. No século XIX, surgiram avanços na tecnologia de fabricação de chocolate, como a prensagem do cacau para obter manteiga de cacau e pó de cacau. O processo de conchagem também foi desenvolvido, o que permitiu a produção de chocolates mais suaves e sedosos. Com o tempo, foram adicionados ingredientes como leite e açúcar, dando origem aos chocolates, ao leite e aos chocolates com sabores.
Não foram só as civilizações pré colombianas que se apaixonaram pelo divino chocolate, existem pessoas que não passam um dia sequer sem comer chocolate, como é o caso da estudantes, Joyciane Bernardes, 25 anos, que encontra no chocolate uma forma de prevenir a ansiedade.
“Eu amo chocolate, desde que eu me entendo por gente sempre gostei de chocolate, principalmente porque eu tenho crise de ansiedade, depressão e quando estou tendo essas crises, o que realmente me ajuda, é comer um bom chocolate. Eu amo mesmo, até meu marido me briga porque eu como muito, mas não estou nem aí, como mesmo. Eu como todos os dias, não pode faltar na minha casa, ele realmente é de grande relevância.O chocolate me deixa mais elétrica, com um grande sorriso e tudo fica mais leve”, contou
Embora o chocolate seja frequentemente associado à indulgência, pesquisas científicas mostraram que ele também pode ter benefícios para a saúde. O chocolate amargo, em particular, contém flavonoides, antioxidantes e outros compostos que podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, melhorar o humor e até mesmo aumentar a função cognitiva. No entanto, é importante consumi-lo com moderação, pois o chocolate ainda contém açúcar e calorias.
A nutricionista Carolina Persilva, destaca também alguns desses benefícios para quem consome o produto.”Melhora a saúde cardiovascular, controle dos níveis de colesterol, redução do risco de doenças associadas à síndrome metabólica (como diabetes e hipertensão. O chocolate apresenta diversos benefícios a nossa saúde, porém é importante ressaltar que os benefícios estão presentes no cacau, então, é importante que o chocolate seja pelo menos meio amargo (55% cacau)”.
“O chocolate é um alimento energético rico em carboidratos e gordura, possuindo boas quantidades de calorias e sendo um excelente suplemento nutricional para ser utilizado por pessoas que fazem treinos intensos ou que possuem um trabalho com grande desgaste físico. O chocolate possui propriedades vasodilatadoras que melhoram a circulação sanguínea, já que é rico em compostos flavonoides que aumentam a biodisponibilidade de óxido nítrico nas células endoteliais, promovendo a redução da pressão arterial”, afirmou a nutricionista.
O Dia do Chocolate é uma ocasião especial para apreciar e celebrar esse alimento amado em todo o mundo. Desde suas origens antigas até os dias de hoje, o chocolate continua a encantar e satisfazer os paladares de pessoas de todas as idades. Ao aproveitar um pedaço de chocolate hoje, lembre-se de sua rica história e de todas as emoções e prazeres que ele proporciona. Afinal, o chocolate é muito mais do que um simples doce; é um símbolo de alegria e satisfação que transcende fronteiras e culturas.