Derrotada nos oito primeiros jogos do 2º Split do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) de 2023, a KaBuM tem o pior início de campanha da sua história. Participando dos torneios nacionais de LoL desde 2013, a organização nunca tinha tido uma largada tão ruim. É ainda o pior desempenho de uma equipe na era da franquia.
A KaBuM já perdeu para LOS, Vivo Keyd Stars, Liberty, INTZ, LOUD, FURIA, RED Canids Kalunga e Fluxo, nesta ordem. A nona adversária será a paiN Gaming, no encerramento do primeiro turno, neste sábado, 8 de julho, às 17 horas (no horário de Brasília).
Desde o início da era de liga, em 2015, quando o CBLOL passou a ser disputado com partidas semanais, com fase classificatória e playoffs, o máximo de derrotas sequenciais da KaBuM em início de campeonato tinha acontecido no 1º Split de 2019, no qual a equipe sofreu seis reveses antes de conseguir a primeira vitória. Depois, o time se recuperou e venceu 12 das 15 partidas remanescentes, na época em que o CBLOL contava com oito participantes e tinha três turnos na fase inicial.
A performance da KaBuM neste 2º Split pode ser comparada às campanhas de CNB e-Sports Club e T Show no 2º Split de 2017. Naquela edição, que tinha formato de séries em melhor de duas partidas (md2) no qual era possível haver empate, T Show e CNB perderam as cinco séries iniciais e, portanto, sofreram derrotas em dez jogos. Na semana seguinte, o CNB venceu. Mas a T Show continuou perdendo até a última rodada, sendo derrotada nos sete confrontos – 14 partidas ao todo.
Se os jogos md1 do CBLoL atual forem equiparados a séries, a performance da KaBuM neste 2º Split já é pior – oito derrotas, contra cinco e sete. Mas, considerada partida por partida, será necessário esperar até a 15ª rodada para saber se a organização amargará a pior campanha de todos os tempos.
De qualquer maneira, já dá para cravar que a KaBuM faz o pior início de CBLoL da era da franquia. Em nenhuma das cinco edições anteriores, desde 2021, uma equipe tinha tido uma sequência tão ruim na largada da fase classificatória.
No 2º Split de 2022, a Rensga perdeu 17 dos 18 jogos que disputou, mas conseguiu o seu único triunfo na 5ª rodada.
Depois de ter amargado o 8º lugar no 1º Split de 2023, com sete vitórias e 11 derrotas, a KaBuM reformulou o elenco para a sequência da temporada, mantendo só o topo sul-coreano Gyu-joon “Lonely” e o atirador Raphael “RAV3N”, que havia sido promovido do elenco de base para o principal em meio à edição passada.
Além dos dois, a KaBuM contratou os veteranos Marcos “Krastyel” (meio) e Ygor “RedBert” (suporte) e o caçador sul-coreano Yeon-jun “Flawless”, além de trazer o treinador sul-coreano San-ha “Sickness”.
Em publicação recente no Twitter, RedBert disse estar envergonhado com as performances no CBLoL.
— Estou com uma vergonha imensa do que venho apresentando nos jogos do CBLOL e, por isso, dei uma sumida daqui. Situação horrível, porém, ficar se lamentando não faz mudar. O Negócio é trabalhar e buscar a melhora. Perdão a todos os torcedores.
A KaBuM não tem apenas perdido, como tem sido derrotada de maneira dominante, sem conseguir apresentar bons desempenhos.
Já quando a equipe estava com quatro derrotas, na segunda semana, o técnico André “ti0ben” classificou o baixo nível como inadmissível e prometeu melhorias, que ainda não vieram.
— 0-4 é inadmissível, e peço desculpas a quem nos assiste jogar nesse nível baixo. Vamos mudar esse panorama como um time e apresentar uma performance melhor nas próximas semanas — escreveu o treinador no Twitter em 18 de junho.