Dois passageiros sofreram queimaduras depois que um carregador portátil pegou fogo em um voo de Taipei, capital de Taiwan, para Cingapura. O vídeo do incidente, que ocorreu em um voo operado pela companhia aérea de baixo custo Scoot na última terça-feira (10), mostra chamas entre duas fileiras de assentos.
O registro – postado em vários blogs de aviação e contas de vídeo viral no Twitter – mostra passageiros em pânico gritando enquanto a tripulação corre para controlar o incêndio. Quando finalmente o fogo é apagado, a cabine fica cheia de fumaça.
A companhia aérea disse que dois passageiros sofreram “pequenas queimaduras nos dedos” e que a aeronave precisou retornar ao terminal do aeroporto.
Segundo a Scoot, os demais passageiros conseguiram desembarcar com segurança e os feridos receberam os primeiros socorros e não precisaram ser transferidos para o hospital.
Os carregadores portáteis oferecem riscos durante o voo em casos de superaquecimento. Algumas companhias aéreas proíbem o item a bordo e outras pedem para que a tripulação seja avisada caso o passageiro perceba que o dispositivo está quente demais.
As baterias de íons de lítio desses carregadores fornecem energia por meio de reações eletroquímicas que produzem calor naturalmente.
Em um comunicado, a companhia aérea disse: “Scoot pede sinceras desculpas pelo incidente. A segurança de nossos clientes e tripulação é nossa principal prioridade. As investigações sobre o incidente estão em andamento. Estamos reagendando o voo e forneceremos aos passageiros afetados acomodações e refeições.”
Não é a primeira vez que os carregadores colocam em risco um voo: em 2020, um homem foi forçado a ficar só de calça no aeroporto depois que um dispositivo eletrônico em seu bolso pegou fogo.
Enquanto isso, no mês passado, um voo da Russian Ural Airways foi evacuado depois que um dos carregadores pegou fogo na pista do aeroporto Domodedovo de Moscou.
Com informações do O Povo.