Foto: Divulgação

A internet é conhecida por seu poder de amplificar discussões e gerar polêmicas. Nos últimos dias, uma situação inusitada ganhou destaque nas redes sociais, levantando questionamentos sobre as prioridades dos representantes políticos. Enquanto a capivara Filó, um animal de estimação exótico, dominava as conversas virtuais, a questão dos professores do Amazonas, que enfrentam desafios e reivindicam seus direitos perante a Assembleia Legislativa, parecia ter sido esquecida pela deputada Joana Darc.

Filó, a capivara de estimação, tornou-se uma sensação nas redes sociais nos últimos dias. Através de vídeos fofos e engraçados, essa simpática capivara conquistou milhares de seguidores, gerando uma onda de memes e discussões na internet. No entanto, a grande repercussão em torno da capivara levantou questões sobre a relevância dada a esse assunto em comparação com outras questões de maior impacto social.

Enquanto a capivara Filó roubava a cena virtual, os professores do Amazonas enfrentam uma luta incansável para garantir seus direitos perante a Assembleia Legislativa.Os docentes da rede pública estadual entraram em greve por tempo indeterminado no Amazonas, na manhã desta última quarta-feira (17). Com a paralisação, parte dos alunos do estado estão sem aulas. Os educadores reivindicam 25% de reajuste salarial e outros benefícios.

Com salários defasados, condições precárias de trabalho e falta de investimento na educação, esses profissionais têm reivindicado melhores condições de trabalho e remuneração justa há meses. No entanto, a deputada Joana Darc, conhecida por seu envolvimento com causas sociais, parece ter deixado de lado a importante pauta dos educadores.

Lincoln Varela, professor de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Médio, relatou à redação do Amazônia Press, que a deputada se dispôs a ajudar a categoria, porém o pronunciamento veio somente após a decretação da greve nesta última quarta-feira (17). “Em relação  à categoria, ela mostrou total apoio às nossas causas, às nossas pautas. Disse que estava totalmente a disposição da categoria, mas só agora depois que a gente entrou em greve, porque antes a gente veio várias vezes aqui e tanto ela como os outros deputados, tirando alguns, claro, com exceção de alguns se negaram a atender a categoria. Inclusive a nossa pauta de reivindicações, ela já tá aqui já faz mais de dois meses e ontem que eles foram vê, porque disseram que não tinha nenhuma pauta e descobriram que estava na correspondência deles, no gabinete deles, então essa é a situação atualmente. Só vieram dar a devida atenção pra gente agora, porque a categoria entrou em greve”, compartilhou o professor.

A deputada gravou um vídeo nesta quarta-feira (17), divulgado em suas redes sociais o seu pronunciando sobre a causa dos professores, no vídeo a deputada diz “Eu estou à disposição para articular, para ajudar a fazer os requerimentos, para fazer o debate aqui na Assembleia Legislativa, para que a gente possa ter êxito na negociação com o Governo do Estado”, relatou.

Confira:

https://www.instagram.com/reel/CsWS4diLJfl/?igshid=MmJiY2I4NDBkZg==

Nos comentários do vídeo diversas pessoas atacaram a deputada indo contra ao posicionamento tardio comparado ao caso da capivara Filó, onde a deputada se mobilizou totalmente em prol da causa, se tornando até motivo de briga política. 

Na tarde desta quinta-feira (18), por meio de suas redes sociais a deputada compartilhou a sua participação em uma reunião juntamente com o Governo, o Secretário de Governo Sérgio Litaiff, ALEAM, SINTEAM e AVAMSEG, os presentes estão dentro do pleito da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), para reabrir a negociação com os profissionais da educação.

Foto: Divulgação

A educação é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade, e os professores desempenham um papel crucial na formação das futuras gerações. No entanto, a atenção dada à capivara Filó em detrimento da situação dos professores do Amazonas levanta questionamentos sobre as prioridades da deputada Joana Darc. Afinal, enquanto a deputada se pronunciava sobre a capivara nas redes sociais, os educadores continuavam sem receber o apoio necessário para enfrentar seus desafios.

A ausência de um posicionamento imediato e a falta de ação da deputada Joana Darc em relação aos professores do Amazonas podem ter consequências significativas. Além de minar a confiança dos eleitores que acreditaram em seu compromisso com as causas sociais, essa postura pode perpetuar a falta de investimentos na educação e contribuir para a desvalorização da classe docente.

Por: Camili Vitória.