30.3 C
Manaus, BR
24 de julho de 2021
Cidades Destaques

Campanha nacional distribuirá 500 mil kits de higiene a presos

O programa social Universal no Presídios (UNP) iniciou uma campanha nacional de arrecadação de itens de higiene. O objetivo da iniciativa é entregar 500 mil kits para detentos e detentas dos presídios brasileiros até junho deste ano.

Uma das maiores dificuldades das 711 mil pessoas que estão no sistema carcerário é o acesso a produtos básicos de higiene, o que causa graves problemas de saúde nos estabelecimentos prisionais.

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostrou que a falta de asseio contribui para 61% das mortes nos presídios do País. Os detentos respondem, por exemplo, por 10,5% de casos de tuberculose no Brasil. A incidência da doença nas cadeias chega a ser 4.500% maior do que fora delas.

“Sabemos que neste momento de pandemia a higiene é algo muito importante para prevenir a Covid-19 e outras doenças”, diz Clodoaldo Rocha, responsável pela UNP no Brasil. “Úmidas, sem luz natural e lotadas, as celas ajudam a espalhar diversas patologias”, acrescenta.

A campanha da UNP está arrecadando papel higiênico, sabonete, absorvente feminino, escova de dente, creme dental, aparelho descartável de barbear, além de álcool em gel, luva e máscara. Quem quiser colaborar, pode entregar itens desta lista em qualquer um dos 8,7 mil templos espalhados por todos os 26 Estados e no Distrito Federal. Acesse o portal universal.org e encontre o endereço mais próximo da sua residência.

A primeira entrega de kits aconteceu no dia 28 de abril. O ex-presidiário L.D.S.P, de 35 anos, voluntário da UNP, destaca a importância desse tipo de iniciativa: “eu estava preso no início da pandemia e é muito difícil estar lá, sozinho. Muitos não recebem nem a visita da família.”

Ressocializando presos, ajudando familiares
A UNP foi instituída pela Igreja Universal há mais de 30 anos para atuar na ressocialização de presos em penitenciárias masculinas e femininas de todo o Brasil. O programa social também oferece apoio aos funcionários das unidades prisionais e, apenas neste ano, realizou 50,6 mil visitas a familiares de detentos e ex-detentos.

Em 2020, no Brasil, foram atendidos 1.434.978 detentos, familiares e funcionários.

Hoje, o trabalho do grupo UNP está presente em mais de 55 países nos cinco continentes.

Por UNICom – Fonte: Mariane Rodrigues

Publicações Relacionadas

SEGGIM elabora Plano de Contingência para desastres naturais

Fabiane Monteiro

Marielle: polícia quer prender acusado de obstruir investigação

Francisco Araujo

Wilson Lima anuncia chegada de mais 63.250 doses de vacinas contra Covid-19 e ressalta que 52.500 são para Manaus

Shayenne Medeiros

Deixe um comentário

WhatsApp chat
takipçi al takip2018 takipcihilesi
takipçi al takip2018 takipcihilesi