Um vídeo divulgado pela Polícia Civil mostra o momento em que criminosos enganaram idosos em agências bancárias localizadas no Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus). O trio, que é de Manaus, foi detido neste sábado (4) e segundo a polícia, segue preso no município.
Segundo o delegado Henrique Brasil, as investigações duraram dois meses desde as primeiras denúncias feitas à polícia pelos idosos e por familiares das vítimas.
“Recebemos diversos relatos da população, principalmente de idosos, que buscavam as agências por parte da manhã, geralmente 6 e 7h da manhã e lá eram enganados, ludibriados. Essas pessoas chegavam lá conversavam, ofereciam apoio e ajuda, e os idosos muita das vezes não conseguem enxergar, as vezes tem dificuldades e acabavam aceitando esse auxílio. Nesse auxílio o trio que foi preso, além de simular que estavam ajudando eles faziam empréstimos, transferências, tirando a biometria para que ele pudesse usar o cartão sem a biometria e facilitar esse trabalho de retirada do dinheiro da conta.” informou o delegado.
De acordo com o delegado, o trio foi preso em flagrante durante a fuga do município. No momento da prisão, foram encontrados cartões de débito e dinheiro das vítimas.
“Com essas informações passamos a monitorar e com isso conseguimos no sábado ver quando esse veículos estava lá. No primeiro momento ficamos receosos de fazer a abordagem pois não sabíamos se eles já tinham feito uma vítima ou não. Aí como eles utilizaram uma fuga rápida, fora do comum, foi aí que percebemos que já haviam feito uma vítima. Nossa equipe acionou a polícia militar que conseguiu fazer o cerco e fazer a prisão enquanto eles fugiam do município.”
O trio preso agora responderá por associação criminosa e furto qualificado por abuso de confiança, mediante fraude a idosos para obter o lucro.
Veja vídeo: