Caimi promove capacitação para o cuidado de idosos frágeis

Manaus- cuidado de idosos frágeis
Fotos: Ana Paula Grangeiro / Semsa

O curso gratuito de ‘Cuidador Informal de Idosos Frágeis’, da Prefeitura de Manaus, teve início nessa segunda-feira (20) com a participação de 49 inscritos, nove pessoas além das vagas inicialmente oferecidas. O curso tem carga horária de 20 horas e segue até a próxima sexta-feira (24) no período das 14h às 17h, no Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Ada Vianna, Compensa, zona Oeste.

“Nosso público é formado por parentes de idosos e de pessoas que já desenvolvem a atividade de cuidador. Além disso, o interesse demonstrado pelas pessoas revela o acerto no oferecimento do curso, ampliando a formação e o conhecimento com qualidade e humanização aos que convivem em família ou prestam serviços às pessoas idosas em Manaus”, afirma a técnica em Saúde do Idoso, Graciete Carvalho, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

O curso tem como objetivo a qualificação e os cuidados que familiares ou cuidadores oferecem aos idosos, sobretudo aos que têm doenças crônico-degenerativas e que já estão acamados (frágeis) ou em risco de fragilidade, quando ficam dependentes para executar as atividades diárias.

Profissionais e conteúdo
Na tarde desta segunda-feira, a enfermeira Tereza Neuman, da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) 2, falou sobre o conceito de enfermagem e temas envolvendo alterações fisiológicas/patológicas; atividade instrumental de vida diária e cuidados em primeiros socorros de pacientes idosos.

O curso prosseguirá, segundo informou a coordenação dos Profissionais do Distrito de Saúde (Disa) Oeste da Semsa, com a participação de profissionais e especialistas pertencentes a outras áreas vinculadas à promoção da saúde e bem-estar da pessoa idosa, tais como, na fisioterapia, com o desenvolvimento de temas sobre a prevenção de quedas; atividade física, autonomia e independência do idoso; e na medicina, com a médica Fabíola Kelly, da UBSF 45, que abordará a síndrome metabólica; os cuidados com medicamentos; além de quadros demenciais, Alzheimer, Parkinson etc.

Também fazem parte do conteúdo do curso, a abordagem e noções sobre nutrição (alimentação saudável do idoso) tendo como responsável a nutricionista Kamila Viana, da Policlínica Franco de Sá; noções sobre saúde bucal da pessoa idosa, com a cirurgiã-dentista Ana Louzada; assistência social, com a profissional Georgina Sarkis, do Núcleo de Saúde dos Grupos Especiais da Semsa, abordando temas relacionados à proteção social e promoção da cidadania; Política nacional da pessoa idosa e prevenção de violência contra a pessoa idosa e, sobre o conteúdo de psicologia, com o psicólogo Antônio Nogueira, do Departamento de Atenção Primária (DAP) da Semsa, que apresentará temas como cuidando do cuidador e transtornos de humor e ansiedade.

O curso “Cuidador Informal de Idosos Frágeis” é uma realização da Semsa, com a coordenação dos profissionais vinculados ao Disa Oeste e conta com apoio da diretora Geilanne Costa, do Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Ada Vianna, da Secretaria de Estado da Saúde (Susam). A atividade de capacitação segue as diretrizes do “Guia Prático do Cuidador”, elaborado pelo Ministério da Saúde.

Texto: Wilson Reis/Semsa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here