No mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), o Boulevard Shopping tem a meta de aterro zero elevada para 78%, que significa a quantidade de resíduos do shopping que têm uma destinação ambientalmente correta.
Para ampliar essa porcentagem, foi implantado o que há de mais inovador no mercado sustentável: o processo de coprocessamento. A tecnologia permite utilizar resíduos industriais e urbanos não recicláveis, como combustíveis alternativos na produção do cimento, e com isso diminuir o volume do que vai para o aterro.
Essa não é a única ação do shopping, que promove iniciativas e busca parceiros para trilhar um caminho cada vez mais sustentável, além de ser um replicador do consumo consciente. Conheça outras ações!
Parceria com a Recicla.Club
Em meados de 2021, o empreendimento firmou uma parceria com a Recicla.Club – startup de sustentabilidade e tecnologia. A empresa realiza a gestão de todos os resíduos, como recicláveis, não recicláveis e orgânicos produzidos no mall.
Na prática, os lojistas fazem a separação por tipo de material e tudo é encaminhado para a Central de Resíduos do shopping, onde ocorre a triagem, transporte e destinação correta do material, que pode ser a reciclagem, compostagem, logística reversa e aterro sanitário. Um grande projeto do Boulevard Shopping é alcançar a meta de aterro zero.
De janeiro a setembro de 2022, o Boulevard Shopping evitou a emissão de 83 mil toneladas de CO2; encaminhou para reciclagem cerca de 20 toneladas de plástico; 306 toneladas de papel e papelão, preservando 16 mil árvores; além de economizar 40 mil litros de água pela reciclagem. Todo resíduo orgânico se transforma em adubo, e 20% do que é produzido retorna ao shopping para nutrir plantas e jardim.
Ecoponto
O shopping também conta com o Ecoponto, localizado no piso 2, no corredor da loja Zinzane, que auxilia o cliente a destinar corretamente resíduos de difícil descarte.
Nesse espaço é possível descartar cápsulas de café, lâmpadas fluorescentes usadas, pilhas e baterias, além de lixo eletrônico e óleo de cozinha usado. Este último pode ser trocado por um detergente no Espaço do Cliente, localizado no mesmo piso.
E, apesar de não ser permitido fumar nas dependências no shopping, duas portarias que dão acesso ao mall (Avenida dos Andradas e Rua Pacífico Mascarenhas) contam com coletores de guimbas de cigarro, que descartadas incorretamente o seu tempo de decomposição pode chegar a até cinco anos. Sem contar o fato de que ela contém mais de 4,7 mil substâncias tóxicas, o que prejudica o solo, contamina rios e córregos.
Begreen
Empreendimento que recebeu a primeira fazenda urbana da América Latina, a BeGreen, o Boulevard se tornou um ponto verde no meio da cidade que proporciona uma verdadeira experiência sustentável com produção de hortaliças sem agrotóxicos.
O cultivo é feito por hidroponia, um sistema fechado que reduz o consumo de água em 90%. O espaço é sustentável também em sua estrutura, que é feita de contêineres reaproveitados, que virariam sucata, já os móveis têm matéria prima a madeira plástica, produzida com plástico reciclado, e o piso fabricado com rejeito de mineração.
Iluminação natural
A arquitetura do shopping foi pensada para promover o uso consciente de energia elétrica, aproveitando a iluminação natural durante a maior parte do dia, com a presença de claraboias, que permitem a passagem da luz solar. A iluminação elétrica destas áreas são acionadas somente após às 17h. As lâmpadas do empreendimento são 100% LED, tanto na área interna, quanto nos estacionamentos. Essa troca gerou uma redução de 57,4% no consumo de energia mensal.
Além disso, o sistema de ar condicionado faz uso racional da energia elétrica através do sistema de termoacumulação, que utiliza tanques de água gelada que armazenam carga térmica durante os horários onde o custo de energia é mais baixo, para serem utilizadas nos horários de pico.
Shopping conquistou o segundo lugar no Ranking de Sustentabilidade, da Aliansce Sonae
Com tudo isso, em 2022, o shopping conquistou o segundo lugar no Ranking de Sustentabilidade, da Aliansce Sonae – administradora do mall e a maior no segmento no país. Para reconhecer os centros de compras com o melhor desempenho ESG (Environmental, social and governance) – correspondente às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização –, foram avaliados critérios como programas de treinamento socioambientais para colaboradores; projetos socioculturais perenes; campanhas de doações e arrecadações; consumo de recursos naturais e gestão de resíduos; entre outros.
“A sustentabilidade é um princípio que está no DNA do Boulevard. Nos empenhamos diariamente para construir um ambiente cada vez mais ecoeficiente, e buscamos sempre envolver os lojistas, colaboradores e clientes. Assim, geramos impacto positivo na vida das pessoas, na comunidade do entorno e no mundo”, afirma Nadinne Matos, gerente de marketing do Boulevard.
Fonte: Uai