As próximas 48 horas serão agitadas para o Botafogo no mercado de transferências, cuja janela para novos registros fecha nesta terça-feira (12). O clube aguarda resposta de seis propostas encaminhadas. A expectativa é de que pelo menos dois negócios sejam fechados.
Dois nomes que têm proposta na mesa são conhecidos: Bruno Tabata e Gustavo Sauer, ambos atacantes de lado. Outros quatro são guardados sob sigilo. Os negócios são tocados diretamente por John Textor, dono de 90% da SAF Botafogo, junto com Alessandro Brito, head scout do clube, e André Mazzuco, diretor de futebol.
Um dos possíveis reforços que já foi noticiado é o meia-atacante Bruno Tabata, de 25 anos. O brasileiro está no Sporting, de Portugal, que já recebeu a oferta alvinegra pela compra do jogador. Em 2020, os portugueses pagaram 5 milhões de euros (o equivalente a R$ 32,3 milhões ) para fechar contrato até 2025.
O atacante Gustavo Sauer é outro alvo do Botafogo no mercado. Revelado pelo Joinville, de Santa Catarina, hoje, aos 28 anos, joga pelo Boavista, de Portugal. Na temporada, em 31 jogos, marcou 10 vezes e deu sete assistências. Ele é titular absoluto do time, que é 11º colocado no Campeonato Português, e joga pela ponta direita.
Em 2015, em confronto pela Série B, quando atuava pelo Paraná por empréstimo, Sauer marcou gol contra o Botafogo.
As outras quatro possibilidades ainda são guardadas em segredo pela diretoria alvinegra. A única pista é que um dos jogadores na mira vem da China.
A contratação de Lucas Fernandes, meia de 24 anos, é considerada muito difícil pelo Botafogo. O jogador está no Portimonense, que faz jogo duro para liberá-lo. Igor Gomes, também meia, que pertence ao São Paulo, é igualmente tratado com pessimismo, já que o São Paulo só aceita abrir mão do jogador de 23 anos por 7 milhões de euros (o equivalente a R$ 35,8 milhões).
Além deles, o Botafogo ainda deve anunciar o zagueiro Cuesta, que estava no Internacional, e o lateral-esquerdo Niko Hämäläinen. Como iniciou a corrida pelas contratações depois dos outros clubes, por causa do processo de compra de John Textor, o Bota ainda busca reforços até pela necessidade de reformulação do elenco campeão da Série B em 2021.
Este é o primeiro ano que o Brasil tem uma janela de transferências que delimita o prazo de quaisquer chegadas e saídas – antes, havia regra semelhante apenas para contratações internacionais. O primeiro intervalo iniciou em 19 de janeiro e se encerra em 12 de abril. O segundo só abrirá em 18 de julho e vai até 15 de agosto.
Fonte: Globo Esporte