Foto: Agência Câmara de Notícias

O ex-deputado federal Bosco Saraiva (Solidariedade) foi oficializado nesta terça-feira (25), para assumir o cargo de superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa). A informação da nomeação foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta terça e o documento foi assinado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa dos Santos. A Suframa ficou por quatro meses sem um titular.

No mês de fevereiro o economista Marcelo Souza Pereira foi nomeado superintendente interino da autarquia. O superintendente interino anunciou sua saída do posto e a chegada do novo superintendente. “Informo que na data de hoje deixo o posto de Superintendente da Suframa. Assume a Superintendência o Sr. João Bosco da Silva Saraiva.”, declarou na íntegra.

A escolha do nome de Bosco Saraiva para assumir a Suframa ocorreu em consenso com a bancada federal do Amazonas em Brasília. O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB) esteve em abril no Amazonas para oficializar o convite para Bosco assumir a Suframa.

Indicação pela Bancada Federal

Composta por oito deputados federais e três senadores, a bancada de parlamentares do Estado do Amazonas, no Congresso Federal, já depositou o seu voto de confiança para quem deve assumir a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Após dois meses de desocupação do cargo, o nome do ex-deputado federal do Estado, Bosco Saraiva (PSD) foi indicado e apoiado pela bancada para estar no comando da Suframa.

Bosco foi eleito para a Câmara dos Deputados, em Brasília, nas eleições de 2018. Nas eleições deste ano, ele disputou uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), mas não conseguiu se eleger. Segundo o coordenador da bancada, o senador Omar Aziz (PSD), todos os 11 membros deram aval ao nome de Saraiva e nenhum se opôs à escolha de Bosco para comandar a autarquia federal no Amazonas. Ainda não há um prazo para que a indicação seja formalizada

A informação foi concedida pelo próprio ex-deputado, durante entrevista ao programa Boa Noite, Amazônia, da Rede Onda Digital.

“O que tem de novidade, em relação a isso, é que a nossa bancada federal, reunida nesta tarde, em Brasília, por unanimidade, referendou o meu nome para superintendente da Suframa. Claro que é uma honra, especialmente, em se tratando de uma indicação, por unanimidade, dos três senadores e oito deputados. Uma situação como essa é impossível você dizer não”, declarou.

Ao portal Amazônia Press, Bosco Saraiva ressaltou estar honrado pela forma unânime como a bancada federal do Estado procedeu a indicação do seu nome para assumir o cargo de superintendente da Zona Franca de Manaus.

“Junto com a indicação, é lógico que vem um fardo imenso, uma responsabilidade muito grande até pela forma como foi a indicação da nossa valorosa bancada. São três grandes senadores e oito deputados federais, dos quais três deputados desses compõem uma comissão de nove deputados que estão estudando a = proposta de reforma tributária, que é um dos grandes desafio que nós temos que vencer este ano na defesa do nosso Polo Industrial e da Zona Franca de Manaus como um todo, que é esse grande programa de desenvolvimento regional”, frisou.

No ano passado, Bosco Saraiva teve importante colaboração para o fim do do impasse e, foi por intermédio do parlamentar, que o Solidariedade ingressou com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra o atual presidente da república Jair Messias Bolsonaro (PL), derrubando assim os decretos de redução de IPI.

Rumores

Desde novembro de 2022, o ex-deputado era o mais cotado para assumir o cargo por ser membro da Comissão da Indústria, Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara Federal, em Brasília, e pelo partido que faz parte estar incluso no arco de aliança que apoiou o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desde o primeiro turno das eleições..

No entanto, em entrevista concedida ao portal Amazônia Press no mesmo mês, alegou ver como natural a especulação em torno do seu nome para assumir o cargo federal e que, caso receba o convite formal, pretende avaliá-lo. Além disso, o parlamentar também informou que tem nos planos a execução de um ano sabático em 2023.

“Considero natural especulações em torno do meu nome para assumir cargo federal em um novo governo pelo fato de estar em final de mandato federal e meu partido solidariedade ter apoiado o presidente Lula desde o primeiro turno das últimas eleições presidenciais. De princípio, meu projeto pessoal é cumprir em 2023 meu ano sabático. Se houver convite formal, avaliarei. Minha expectativa é cumprir meu ano sabático e concluir alguns projetos pessoais”, declarou no período.

Sobre o Bosco Saraiva

Nascido e criado no bairro Morro da Liberdade, na Zona Sul de Manaus, Bosco Saraiva é graduado em Gestão de Marketing e pós-graduado em Administração Avançada e Controle de Marketing. Com uma atuação política que iniciou durante a trajetória estudantil, nas eleições municipais de 1992 foi eleito pela primeira vez vereador de Manaus, cargo exercido até o ano de 2004, por três mandatos consecutivos. Presidiu a Câmara de Vereadores por duas vezes, sendo também vice-prefeito de Manaus durante o biênio 1995-1996.

Bosco Saraiva é o autor da lei da meia-entrada para estudantes em eventos culturais e da lei que instituiu o Imposto Simplificado, conhecido como Simples.

Eleito deputado federal em 2018 e assumindo o mandato em 2019, foi eleito presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara Federal, a Cdeics – uma das comissões mais importantes do Brasil, principalmente para a manutenção da Zona Franca de Manaus, que foi uma das bandeiras e compromissos que Bosco Saraiva assumiu defender e cumpriu durante toda a sua gestão frente à comissão. (2019-2021).

O parlamentar é o Relator do Projeto de Lei que trata da regularização fundiária em todo o Brasil (PL 2633/2020), um tema de muita relevância para o país.