O nome do deputado federal Bosco Saraiva (Solidariedade) é o mais cotado para assumir o comando da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Bosco foi eleito para a Câmara dos Deputados, em Brasília, nas eleições de 2018. Nas eleições deste ano, ele disputou uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), mas não conseguiu se eleger.
O nome do político vem sendo especulado há um tempo pelo mesmo ser membro da Comissão da Indústria, Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara Federal, em Brasília, e pelo partido que faz parte estar incluso no arco de aliança que apoiou o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desde o primeiro turno das eleições.
No ano passado, momento em que a Zona Franca de Manaus (ZFM) passava por insegurança com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Bosco Saraiva teve importante colaboração para o fim do do impasse, visto que, foi por intermédio do parlamentar que o Solidariedade ingressou com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra o atual presidente da república Jair Messias Bolsonaro (PL), derrubando assim os decretos de redução de IPI.
Em entrevista concedida em novembro desde ano ao portal de notícias Amazônia Press, o parlamentar alegou ver como natural a especulação em torno do seu nome para assumir o cargo federal e que, caso receba o convite formal, pretende avaliá-lo. Além disso, o parlamentar também informou que tem nos planos a execução de um ano sabático em 2023.
“Considero natural especulações em torno do meu nome para assumir cargo federal em um novo governo pelo fato de estar em final de mandato federal e meu partido solidariedade ter apoiado o presidente Lula desde o primeiro turno das últimas eleições presidenciais. De princípio, meu projeto pessoal é cumprir em 2023 meu ano sabático. Se houver convite formal, avaliarei. Minha expectativa é cumprir meu ano sabático e concluir alguns projetos pessoais”, declarou.
Entramos em contato novamente com o parlamentar para saber mais detalhes referente às novas especulações e, sobre as informações ele ressaltou que: “Todas as notícias de possibilidades de eu assumir cargo público federal no ano de 2023 não passaram de meras especulações que encaro de forma natural em razão do meu vasto currículo no serviço público”.
Sobre o Bosco Saraiva
Nascido e criado no bairro Morro da Liberdade, na Zona Sul de Manaus, Bosco Saraiva é graduado em Gestão de Marketing e pós-graduado em Administração Avançada e Controle de Marketing. Com uma atuação política que iniciou durante a trajetória estudantil, nas eleições municipais de 1992 foi eleito pela primeira vez vereador de Manaus, cargo exercido até o ano de 2004, por três mandatos consecutivos. Presidiu a Câmara de Vereadores por duas vezes, sendo também vice-prefeito de Manaus durante o biênio 1995-1996.
Bosco Saraiva é o autor da lei da meia-entrada para estudantes em eventos culturais e da lei que instituiu o Imposto Simplificado, conhecido como Simples.
Eleito deputado federal em 2018 e assumindo o mandato em 2019, foi eleito presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara Federal, a Cdeics – uma das comissões mais importantes do Brasil, principalmente para a manutenção da Zona Franca de Manaus, que foi uma das bandeiras e compromissos que Bosco Saraiva assumiu defender e cumpriu durante toda a sua gestão frente à comissão. (2019-2021).
O parlamentar é o Relator do Projeto de Lei que trata da regularização fundiária em todo o Brasil (PL 2633/2020), um tema de muita relevância para o país.