Apesar do esforço do governo brasileiro em melhorar a avaliação do País no exterior, tem sido negativo devido a gestão da pandemia, meio ambiente e seus péssimos discursos e falas. Um estudo feito pela consultoria Curado & Associados, especializada em gestão de imagem, aponta que o País vive uma “crise de reputação”.
O levantamento mostra que de 1.179 textos publicados em veículos estrangeiros ao longo de 2020 apresentaram um viés negativo sobre a administração de Jair Bolsonaro.
O Itamaraty tem orientado embaixadas brasileiras ao redor do mundo a ter uma posição mais proativa em relação ao noticiário doméstico, numa tentativa de desfazer a imagem negativa do País e do governo no exterior. A análise das publicações feitas pela consultoria, no entanto, chegou a um índice de imagem, tecnicamente chamado de índice de Valor, Gestão e Relacionamento (iVGR).
O índice de -3,38, numa escala que vai de -5 a +5. Pela metodologia do índice, criado em parceria com estatísticos da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), as crises de imagem começam quando o indicador está abaixo de -2.
O patamar negativo foi mantido nos 12 meses do ano, o que pode ser visto como um indicativo de crise, segundo a fundadora da consultoria, Olga Curado.Das 1.179 matérias publicadas, 1.088 foram negativas (92%) e 91 positivas (8%). Entre as negativas, 52% estavam relacionadas à gestão da pandemia.
No tema “outros”, destaque para textos sobre a crise econômica do Brasil fora do contexto da pandemia e e a violação a direitos humanos. Outros temas que geraram visibilidade positiva foram o pagamento de auxílio emergencial e testes com vacinas no Brasil.
Fonte: Agência Brasil / Foto: Rede Sociais