23.5 C
Manaus, BR
8 de agosto de 2020
Política

Bolsonaro defende vinculação do Coaf ao Banco Central

A ligação do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) ao Banco Central foi defendida na manhã desta sexta-feira (9) pelo presidente Jair Bolsonaro. Em uma declaração feita quando deixou o Palácio da Alvorada, o presidente afirmou que é uma forma a evitar que o órgão sofra pressões políticas.

A reforma administrativa do atual governo previa a transferência do Coaf para o Ministério da Justiça e Segurança Pública. No entanto, a medida foi rejeitada pelo Congresso Nacional, que manteve o órgão subordinado ao Ministério da Economia.

“O que pretendemos é tirar o Coaf do jogo político e vincular ao Banco Central [BC]. Caso vá para o BC, o Coaf fará seu trabalho sem suspeição de favorecimento político. Se for no BC quem vai decidir é o Roberto Campos [presidente do BC]. Ao que parece ele pretende ter um quadro efetivo do Coaf, que mudaria de nome. Quanto menos a política interferir no destino do país, melhor”, disse Bolsonaro.

Imposto de Renda

O presidente voltou negar a intenção de criar uma nova Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). Ele, no entanto, defendeu uma desburocratização do Imposto de Renda, de forma a evitar as indas e vindas de recursos por conta de deduções a partir de notas fiscais de gastos com saúde e educação.

“Queremos facilitar o Imposto de Renda. Aumentar a base, acabar com algumas deduções e diminuir a margem de 27,5%. Grande parte [da população] paga o Importo de Renda e o recebe [de volta]. Nós sabemos que tem muita gente arranjando nota fiscal para justificar educação, saúde. A gente quer acabar com isso, simplificando”, acrescentou.

Agência Brasil

Publicações Relacionadas

Em virtude da pandemia, certidões negativas serão emitidas virtualmente

Victoria Cavalcante

Vereador Fransuá destina verba de emenda impositiva para ajudar no combate ao Covid-19

Conceição Melquiades

Grupo Muda Brasil vai às ruas nesta quarta-feira, anuncia Lasier

Fernanda Lopes

Deixe um comentário

WhatsApp chat